Vasco Ribeiro foi um dos criadores do plano de comunicação da campanha #investEU para Portugal.

A conceção de uma das maiores campanhas de informação pública lançadas pela Comissão Europeia teve a participação da Universidade do Porto. Vasco Ribeiro, docente e investigador de Comunicação Estratégica da Faculdade de Letras (FLUP), foi um dos consultores envolvidos, através da multinacional de comunicação Hill & Knowlton/WPP, na criação do plano de comunicação para Portugal da campanha #investEU.

Arrancando em abril e prolongando-se durante todo o ano seguinte, a campanha será desenvolvida nos 14 países da União Europeia onde existe uma maior percentagem de sentimento ambivalente em relação ao projeto europeu – onde se inclui Portugal – e estará presente em outdoors, gravação e difusão de vídeos com os responsáveis de projetos financiados pela UE e especialmente nas redes sociais.

Tendo por pretexto as oportunidades de financiamento proporcionadas pelo Plano de Investimento para a Europa (o chamado “Plano Juncker”), o objetivo declarado da campanha #investEU é repor o reconhecimento da efetiva contribuição da União Europeia na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos europeus.

A campanha #investEU vai centrar-se nos setores onde os investimentos da União Europeia têm sido mais determinantes, como é o caso da Educação.

Por isso, a campanha é alicerçada na comunicação de casos de sucesso de investimento europeu a nível nacional e regional, de forma a mostrar que a UE criou emprego, gerou conhecimento e inovação, promove a investigação científica ou melhora os cuidados de saúde em cada um dos seus países membros.

O plano de comunicação da campanha para Portugal irá contar, também, com a contribuição de dois outros docentes da Universidade do Porto que irão atuar como “Embaixadores #investEU”: Ana Lehmann, docente da FEP e responsável pelo gabinete municipal InvestPorto, e Jorge Gonçalves, docente da FFUP e antigo vice-reitor da U.Porto para a Investigação e Inovação.

Enquanto “Embaixadores #investEU”, estes dois docentes da U.Porto irão juntar-se a um conjunto de personalidades nacionais que funcionarão como disseminadores da mensagem e farão parte das ações organizadas em torno da campanha ao longo dos próximos 12 meses.

Recorde-se que o Plano de Investimento para a Europa prevê o investimento de 500 mil milhões de euros até 2020 no apoio a projetos de empresas e entidades europeias. Até ao momento, as operações aprovadas em Portugal no âmbito do “Plano Juncker” representam um volume de financiamento total de quase 1,2 mil milhões de euros, que se espera poder vir a gerar cerca de 3,8 mil milhões em investimentos.