Maria de São José Alexandre está, até ao final de janeiro, na Universidade Federal de Mato Grosso, a lecionar o curso de Virologia Clínica. (Foto: Luiz Carlos Sayão)

Entre os dias 15 e 26 de janeiro, decorre na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Brasil, o curso de Virologia Clínica, resultado de uma parceria entre a Universidade do Porto e a Secretaria de Relações Internacionais, a Faculdade de Medicina e o Programa de Educação Tutorial em Medicina daquela universidade brasileira. Maria de São José Alexandre, docente da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), é a responsável pelo programa deste curso destinado a estudantes, diplomados, docentes e técnicos da área da saúde.

Através da discussão de casos clínicos, o curso tem como objetivo abordar as principais infeções virais humanas e os métodos de diagnóstico em laboratório. Diretora do Mestrado em Análises Clínicas da FFUP, Maria de São José Alexandre é, desde 1984, regente da disciplina de Virologia, e integra projetos de investigação internacionais nesta área. Para Renata Slhessarenko, coordenadora da atividade e docente da Faculdade de Medicina da UFMT, esta é uma oportunidade para a comunidade académica brasileira, por se tratar de uma área ainda em desenvolvimento. “É uma forma de os estudantes conhecerem como está a virologia na Europa, ampliarem seus conhecimentos na área e, talvez, se interessarem por uma mobilidade académica”, acrescenta.

“No contexto atual, onde cada vez mais vírus estão se tornam ameaças, é muito importante saber como fazer o diagnóstico dos mesmos de maneira rápida e eficiente, com base nos constantes avanços tecnológicos”, destaca Maria de São José Alexandre, especialista da FFUP. O curso de Virologia Clínica vai permitir ajudar os participantes no controlo de doenças e na compreensão de infestações como o mosquito aedes aegypti, comum no estado brasileiro de Mato Grosso.

A Universidade Federal de Mato Grosso é uma das principais parceiras da U.Porto no mercado brasileiro. A primeira edição do curso de Virologia Clínica é resultado deste acordo bilateral e dos contínuos projetos de cooperação internacional entre as duas instituições.