(foto: D.R.)

(foto: D.R.)

O Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), o INESC TEC e o Comissariado Cultural da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) promovem esta terça-feira, dia 6 de dezembro, às 21h30, no Auditório da FEUP, um concerto didático-pedagógico da Orquestra do Norte, subordinado ao tema “Johann Strauss e o seu Tempo”.

O concerto integra peças de Johann Strauss, P.I. Tchaikovaky e Otto Nicolai.

Sérgio Cunha, Professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da FEUP, é o solista convidado, na guitarra. A direção da Orquestra do Norte estará a cargo do seu maestro titular, José Ferreira Lobo.

O concerto é de acesso gratuito (sujeito à lotação da sala), mediante levantamento antecipado de bilhete.

Os bilhetes estão disponíveis no Infodesk/FEUP, que se encontra aberto de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. No dia do concerto, a bilheteira abre uma hora antes do início do espetáculo.

Mais informações através do email [email protected].

Sérgio Reis Cunha é Professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da FEUP (Foto: DR)

Sobre Sérgio Reis Cunha

É Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde também realizou a sua formação. Especializou-se nas áreas de controlo, processamento de sinal, navegação, deteção remota  e telecomunicações, tendo-se dedicado nos últimos anos a projetos no domínio aeroespacial. Tendo desde cedo demonstrado interesse pela música, estudou guitarra clássica com José Pina. Continua regularmente a desenvolver atividade musical em diversas vertentes, desde a música clássica ao jazz, nomeadamente no âmbito de iniciativas do Comissariado Cultural da FEUP.

Sobre José Ferreira Lobo

Inicia atividade profissional em 1979 como Maestro Diretor da Camerata do Porto, orquestra de câmara que funda com Madalena Sá e Costa. Com a colaboração de solistas prestigiados, apresenta-se em inúmeros concertos no país e no estrangeiro. Em 1992, funda a Associação Norte Cultural, projeto vencedor do 1º concurso para criação de Orquestras Regionais, instituído pelo Estado português. Neste contexto, cria a Orquestra do Norte, de que é Maestro Titular e Director Artístico. Colaborou com artistas consagrados como Krisztof Penderecki, José Carreras, Júlia Hamari, Regis Pasquier, Katia Ricciarelli, Patrícia Kopatchinskaya, Michel Lethiec, Eteri Lamoris, António Rosado, Moura Linpany, Svetla Vassileva, José de Oliveira Lopes, Vincenso Bello e Fiorenza Cossotto, entre outros. Conta já com uma aclamada carreira internacional, tendo-se apresentado em algumas das mais importantes salas de espetáculo do mundo, sendo convidado a integrar júris de prestigiados Concursos Internacionais.

Dirigiu estreias mundiais de compositores franceses, portugueses, suíços e turcos. Possui um amplo reportório que abrange o clássico e o romântico, passando por trabalhos contemporâneos e trinta títulos de ópera. Gravou para a Rádio Televisão e Rádio Difusão Portuguesas e Rádio Suisse – Romande. Com a Orquestra do Norte tem já registados nove CD’s.