(foto: Creative Commmons / Pixabay)

Pela primeira vez Portugal entra na lista dos representados no WCCE (foto: Creative Commmons / Pixabay)

Francisco Taveira Pinto, professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi nomeado pela Ordem dos Engenheiros o representante português no Standing Committee on Water do World Council of Civil Engineers (WCCE). É a primeira vez que Portugal se faz representar neste comité, que pretende oferecer uma plataforma global e aberta a todas as organizações de engenharia civil e construção, de forma a colaborarem na procura de soluções para a melhoria da qualidade de vida de todos.

Apesar de ter recebido a nomeação há alguns meses, o docente da FEUP teve a primeira reunião formal no passado dia 22 de novembro, nas Caldas da Rainha. O dia ficou ainda marcado pela celebração do dia Nacional do Engenheiro e contou com a presença de vários representantes de engenharia civil de Espanha, América Latina e África.

As principais responsabilidades de Francisco Taveira Pinto nesta nova função passam por contribuir para ações comuns que permitam uma melhor utilização da Água no seu sentido mais amplo e para a resolução dos problemas associados, em particular nos países em desenvolvimento. A contribuição para uma maior visibilidade mundial dos aspectos técnicos e científicos da água é outro dos pilares orientadores do recente representante do WCCE.

Francisco Taveira Pinto partilha o seu principal objetivo: “contribuir ativamente para os objetivos do WCCE, valorizando a nossa representatividade enquanto país com grande tradição e experiência numa questão fundamental para o século  XXI: a água”.

Para mais informações sobre o WCCE e seus organismos, aceder a http://www.wcce.biz.