Francisco Taveira Pinto

Francisco Taveira Pinto é Professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da FEUP. (Foto: DR)

Francisco Taveira Pinto, Professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o novo Presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH). Este organismo tem como principal objetivo estimular o tratamento multissectorial e interdisciplinar dos assuntos relacionados com a quantidade e a qualidade das águas interiores, estuarinas e costeiras, tanto superficiais como subterrâneas, constituindo um fórum para profissionais de diversas formações e setores de atividade com intervenção no domínio dos recursos hídricos.

Eleito por escrutínio secreto, direto e universal, Francisco Taveira Pinto traçou como principais objetivos para o mandato de dois anos a promoção do progresso do conhecimento e a discussão dos problemas relativos aos recursos hídricos nos domínios do planeamento, da gestão, desenvolvimento, administração, ciência, tecnologia, investigação e ensino. Outra prioridade passará pela dinamização e o apoio a iniciativas que contribuam para a cooperação e para o diálogo entre os diferentes intervenientes com vista à resolução dos problemas no domínio dos recursos hídricos.

Outras das propostas de Francisco Taveira Pinto incluem a participação em ações de divulgação dos princípios fundamentais de uma política adequada à gestão dos recursos hídricos e ainda a colaboração com associações congéneres e a dinamização da participação portuguesa em programas internacionais, no domínio dos recursos hídricos com interesse para o País.

O docente da FEUP desenhou ainda projetos específicos que pretende levar a cabo durante o seu mandato e que vão passar pelo reforço do caráter da APRH como fórum nacional de debate; pelo fomento da participação de entidades públicas e privadas num processo de reflexão conjunta sobre o futuro das políticas de gestão da água, sensibilizando a sociedade para os desafios atualmente enfrentados pelo setor da água e pela melhorar da visibilidade internacional da Associação.

Mais informações aqui.