Xavier Malcata possui mais de 400 artigos publicados em revistas internacionais (foto: D.R.)

Francisco Xavier Malcata, professor catedrático do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e codiretor do mestrado integrado de Bioengenharia da Universidade do Porto acaba de ser eleito Fellow pela American Oil Chemists’ Society (AOCS).

Este reconhecimento único é atribuído a membros da AOCS associados há pelo menos 15 anos, e que se tenham destacado por avanços relevantes na ciência ou serviço prestado à comunidade, designadamente de âmbito industrial, liderança, educação, administração ou comunicação. É a primeira vez que um português recebe tal distinção da AOCS.

Xavier Malcata possui uma vasta carreira de investigação, que inclui mais de 400 artigos publicados em revistas internacionais arbitradas, mais de 45 capítulos em livros e 15 livros editados ou co-editados. O seu trabalho tem-se focado em biotecnologia básica e aplicada, incluindo óleos e gorduras. Do seu trabalho resultaram avanços significativos na área da bioquímica de lípidos, enzimologia com lipases e produção microbiana de lípidos. Xavier Malcata é membro da AOCS desde 1991, sendo igualmente Fellow do Institute of Food Technologists (IFT, EUA), da American Dairy Science Association (ADSA, EUA) e da International Academy of Food Science and Technology (IAFoST, Canadá) – tendo sido galardoado até ao momento com diversos prémios internacionais.

Mais informações em http://www.aocs.org/Membership/content.cfm?ItemNumber=800.