Luis Belchior Santos, professor do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), vai ocupar, durante os próximos quatro  anos, o cargo de Conselheiro da International Association of Chemical Thermodynamics (IACT), organismo responsável pela organização de alguns dos mais importantes eventos a nível mundial no domínio da Termodinâmica Química.

Com um percurso académico e científico ligado umbilicalmente à Faculdade de Ciências, Luís Belchior Santos é licenciado (1987) e Doutorado (1996) em Química pela FCUP. Ainda enquanto estudante, foi  bolseiro de mérito da Fundação Calouste Gulbenkian e premiado como melhor estudante de química física e química orgânica.

Atual Diretor de Licenciatura em Química e membro do Conselho de Representantes da FCUP, é Professor Associado na área da Química Física do Departamento de Química e Bioquímica e lidera o grupo de investigação NSO-nanostructures & self-organization no Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP).  A sua atividade científica, com mais de duas décadas, tem-se focado no estudo das propriedades físico-químicas dos materiais. Em paralelo, tem-se destacado no desenvolvimento de projetos conjuntos, de inovação e divulgação científica, com empresas e agrupamentos escolares na região norte.

Do seu percurso, que inclui também uma passagem, em 2012, pelo prestigiado Max Planck Institute for the Physics of Complex, na Alemanha, na qualidade de cientista convidado, destaca-se igualmente a participação em vários projetos de I&D e o contributo decisivo para o desenvolvimento e reconhecimento de um laboratório na Universidade do Porto de Termodinâmica Química e Termofísica de nível mundial. A estes feitos junta-se a publicação de mais de 170 trabalhos (> 4500 citações) em revistas científicas internacionais e a organização de inúmeras Conferências / Escolas na área da termodinâmica/líquidos iónicos. Orienta estudantes de graduação, mestrado e doutoramento e supervisiona vários investigadores de pós-doutoramento.

Antigo  membro do Conselho Geral da Universidade do Porto e Presidente do Sindicato Nacional de Ensino Superior (SNESup), Luís Belchior Santos foi galardoado, em 2013,  com o Prémio James J. Christensen Memorial, pela Conferência/Associação Norte-Americana de Calorimetria (CALCON), pela relevância das suas contribuições inovadoras para o desenvolvimento e uso de instrumentação calorimétrica.