luispedrosilva

Luis Pedro Silva, aquiteto, professor da Faculdade de Arquitetura da U.Porto e investigador do CEAU-FAUP.

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, da autoria do arquiteto Luís Pedro Silva, professor da Faculdade de Arquitectura (FAUP) e investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP), foi distinguido com o prémio internacional AZAwards, na categoria de Arquitetura – Edifícios Comerciais ou Institucionais com mais de 1.000 m2.

A obra integrou a short list do júri de 66 projetos, foi o favorito do público na votação que decorreu online e acabou por receber o prémio internacional. Na mesma categoria estavam a concorrer edifícios como o Harbin Opera House, na China, o The Waterhouse at South Bund, em Xangai, e o Vegas Atlas Congress Center e o Stanford Central Energy Facility, nos EUA. A concurso estavam 826 projetos de mais de 50 países.
O Júri para esta edição do Prémio foi constituído por Chris Wilkinson (WilkinsonEyre), Anna Simone (Cecconi Simone), Thomas L. Woltz (Nelson Byrd Woltz Landscape Architects), John Tong (+tongtong) e Omer Arbel (Bocci).

O Terminal de Cruzeiros, da autoria do arquitecto Luís Pedro Silva, Professor da FAUP e investigador do CEAU-FAUP, foi inaugurado em 2015 (Foto: Nuno Cera)

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi inaugurado em 2015 (Foto: Nuno Cera)

O Terminal de Cruzeiros, inaugurado em 2015, foi considerado um dos três melhores portos mundiais de cruzeiros pela Seatrade Awards 2015 e, também, o melhor empreendimento imobiliário pelos Prémios SIL 2015, na categoria de Comércio, Serviços e Logística.

Sobre Luís Pedro Silva
Nasceu em Oliveira de Azeméis, em 1971. Licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) em 1995, é ainda Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano ministrado conjuntamente pela FAUP e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Doutorado pela FAUP, com a tese “Arquitetura – Das Espécies de Espaço ao Espaço da Espécie – Princípios de Observação do Espaço como Condição da sua Organização Atual”. Luís Pedro Silva é investigador no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo desde 2002 e Docente de Projecto na FAUP, desde 1999.

Mais informações em www.fa.up.pt e awards.azuremagazine.com.