Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, localizado na Ribeira Grande, em São Miguel (Açores) é da autoria do Consórcio Menos é Mais Arquitectos e João Mendes Ribeiro - Francisco Vieira de Campos, Cristina Guedes e João Mendes Ribeiro) © José Campos

O projeto do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, localizado na Ribeira Grande, em São Miguel (Açores), tem a assinatura do Consórcio Menos é Mais Arquitectos e João Mendes Ribeiro – Francisco Vieira de Campos, Cristina Guedes e João Mendes Ribeiro. (Foto:  José Campos)

O arquiteto Francisco Vieira de Campos, Professor Convidado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), venceu o Prémio FAD de Arquitectura 2016 com o projeto para o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, da autoria do Consórcio Menos é Mais Arquitectos e João Mendes Ribeiro – Francisco Vieira de Campos, Cristina Guedes e João Mendes Ribeiro.

Os Prémios FAD (Fomento de las Artes y del Diseño), atribuídos em várias categorias, são considerados os mais importantes prémios dedicados à arquitetura ibérica. A edição deste ano contou, ao todo, com cinco obras portuguesas finalistas, entre as quais o projeto do Teatre-Auditori de Llinars del Vallès de Álvaro Siza, Professor Catedrático Jubilado da FAUP.

Licenciado pela FAUP, Francisco Vieira de Campos é docente da faculdade desde 2010. (Foto: DR)

Licenciado pela Faculdade de Arquitectura da U.porto, Francisco Vieira de Campos é docente da FAUP desde 2010. (Foto: DR)

Em relação ao projeto para o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, o júri, presidido por Moisés Gallego e com a participação de Patrícia Barbas, Eduardo de Miguel, Maite Prats, Rosa Remolà e Julia Schulz-Dornburg, destacou “a cuidada forma de utilizar e conjugar os materiais” que contribui “para a subtil alquimia que faz desta casa das artes um lugar acolhedor. (…) A delicadeza, que não menospreza a forte identidade do complexo e do lugar, e a recuperação da arte de construir bem são algumas das questões que convém destacar de um projecto que devolve a presença do passado ao presente e ao futuro.”

O Prémio FAD de Interiorismo foi entregue às três estações de Metro da linha L9 em Barcelona e Hospitalet de Llobregat de Garcés-de Seta-Bonet Arquitectes e Tec4 Enginyers Consultors. O Prémio FAD de Cidade e Paisagem distinguiu o Mirador da Pedra da Rá, de Riveira (A Coruña), do arquiteto Carlos Seoane, e o Prémio FAD Internacional foi atribuído à Córdoba Reurbano da Cidade do México, assinada por Eduardo Cadaval Narezo e Clara Solà-Morales.

Recorde-se que o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas é um dos projetos finalistas ao RIBA Award for International Excellence e ao Prémio Europeu do Espaço Público 2016.

Mais informações em www.fa.up.pt e arquinfad.org

Sobre Francisco Vieira de Campos

Licenciado em arquitetura pela FAUP em 1992, Francisco Vieira de Campos Estagiou no atelier de Eduardo Douto Moura (1989-91). Com atelier no Porto desde 1994, leciona a cadeira de Projecto na FAUP desde 2010. Mantém desde 1994 atelier no Porto (menos é mais arquitectos), com a arquiteta Cristina Guedes, também licenciada pela FAUP. O seu trabalho tem sido reconhecido com diversas distinções e prémios nacionais e internacionais.