Projeto premiado é composto por dois edifícios que procuram unificar tradição e modernidade

O projeto do Hotel Rural Vínico da Quinta do Vallado,  da autoria de Francisco Vieira de Campos, docente da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), é o vencedor do prémio “Best Of Wine Tourism 2013”, na categoria Arquitetura e Paisagens .

Localizado na propriedade dos tetranetos de Dona Antónia Adelaide Ferreira, a célebre Ferreirinha, o edifício premiado segue a linguagem arquitectónica da adega da Quinta do Vallado, também ela assinada por Francisco Vieira de Campos . Rodeado de vinhas, hortas e jardins aromáticos, o projeto é composto por dois edifícios com ambientes diferentes, que unificam tradição e modernidade e procuram “proporcionar aos visitantes o verdadeiro espírito do Douro”.

A distinção, promovida pela Rede de Capitais de Grandes Vinhedos – rede de cidades localizadas em importantes regiões produtoras de vinhos ou na sua proximidade – foi anunciada no passado dia 8 de novembro, em Florença, tendo o Hotel Rural Vínico da Quinta do Vallado sido selecionado entre todos os candidatos a nível internacional.

Francisco Vieira de Campos é licenciado em Arquitetura pela FAUP, onde leciona, desde 2010, a cadeira de Projeto. Com ateliê no Porto desde 1994, o seu trabalho tem sido reconhecido com nomeações para vários prémios: Premis FAD (em 2002), Prémio SECIL (em 2006 e 2008), o Prémio IHRU de Construção e Reabilitação (em 2008, Menção Honrosa) e o Prémio de Arquitetura do Douro 2010/2011.