O Terminal de de Cruzeiros de Leixões, inuagurado em 2015, venceu na categoria de melhor edifício público o Prémio ArchDaily 2017 (Foto: Nuno Cera)

O projeto para o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixõesda autoria do arquiteto Luís Pedro Silva, professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e investigador do CEAU-FAUP, venceu o Prémio ArchDaily Building of the Year 2017 na categoria “Projeto Público de Arquitetura”.

Inaugurado a 23 de julho de 2015, o Terminal de Cruzeiros de Leixões acolhe, entre outras valências, a sede do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto.

O Terminal tinha já sido distinguido com outros prémios nacionais e internacionais, incluindo o “Melhor Porto do Ano” da Seatrade Awards 2015, o “AZAwards” para melhor edifício comercial/ institucional em 2016 e o “Melhor Projeto Público” da Revista Construir.

O projeto para a Casa Cabo de Vila, da autoria do atelier de arquitetura Spaceworkers, foi o outro projecto português distinguido nesta edição dos Prémios Archdaily, na categoria “Casas”.

No total, foram atribuídos prémios em 16 categorias, entre os três mil edifícios pré-selecionados e posteriormente escolhidos por votação do público na plataforma online da Archdaily, site de arquitetura mais visitado do mundo.

Mais informações em www.fa.up.pt.