Graça Correia, FAUP

Graça Correia é licenciada em Arquitetura pela FAUP, onde é atualmente professora auxiliar convidada. (Foto: DR)

A arquiteta Graça Correia, professora da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), foi distinguida com o Prémio ‘best architects 16’, na categoria ‘Arquitectura de Interiores’, com o projeto de um apartamento na cidade de Braga.

projeto vencedor, desenvolvido por Graça Correia e por Roberto Ragazzi (Correia/Ragazzi Arquitectos), já tinha sido selecionado para o Habitar Portugal 2012-14, que será apresentado através de duas exposições de carácter nacional na Galeria Municipal do Porto (18 de fevereiro a 25 de abril de 2016) e em Lisboa (outubro de 2016), seguidas por 12 exposições itinerantes em território nacional ao longo dos anos de 2016 e 2017.

O Prémio 'best architects 16' tem como principal objectivo reconhecer os melhores projectos de arquitectura da Europa.

O projeto de um apartamento em Braga valeu a vitória na categoria ‘Arquitectura de Interiores’.(Foto: DR)

De acordo com a informação disponibilizada no site do Prémio, foram submetidos a concurso mais de 300 trabalhos, tendo esta sido a edição mais concorrida nos dez anos de existência do galardão que tem como objetivo reconhecer os melhores projetos de arquitetura da Europa.

O Júri, constituído por Pia Durisch (Durisch + Nolli Architetti, Massagno), Muck Petzet (Muck Petzet Architekten, Munique) e Christian Waldner (AllesWirdGut Architektur, Viena), atribuiu o prémio »best architects 16« a um total de 80 projectos. A par destes projetos, nove foram reconhecidos com o prémio »best architects 16 in gold«.

Licenciada em Arquitetura pela FAUP (1989), Graça Correia iniciou o seu percurso profissional com Eduardo Souto de Moura, arquiteto com o qual colaborou até 1995 e com quem desenvolveu vários  projetos em coautoria (ex: Reabilitação do Espaço Robinson em Portalegre) a partir de 2000. Doutorada pela Universidade Técnica da Catalunha – UPC e membro ativo da Ordem dos Arquitectos entre 2005 e 2013,  desenvolve a sua atividade profional no escritório CORREIA/RAGAZZI ARQUITECTOS, que fundou em 2005 com Roberto Ragazzi.

Em paralelo com a atividade de arquiteta, reconhecida com diversas distinções e prémios, tanto a nível nacional como internacional,  é professora auxiliar convidada na FAUP e integra a direção do novo Curso de Arquitectura da Universidade Lusófona do Porto.