O livro "Paulo Mendes da Rocha: Museu Nacional dos Coches" assinalou o lançamento da nova editora (Foto: João Carmo Simões)

O livro “Paulo Mendes da Rocha: Museu Nacional dos Coches” assinalou o lançamento da nova editora (Foto: João Carmo Simões)

Monade é o nome da nova editora portuguesa independente fundada e dirigida pelos arquitetos Daniela Sá, Docente Convidada da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), e João Carmo Simões, que funcionará como “uma plataforma para criação de livros de arquitetura, fotografia, arte e pensamento”.

É objectivo da Monade ser uma editora “atenta à repercussão da arquitetura portuguesa no estrangeiro e empenhada em devolver a espessura do contexto de cultura e pensamento portugueses na construção dessa identidade”, referem os editores.

O lançamento da nova editora foi assinalado no passado dia 9 de março, em Lisboa, com a apresentação do livro Museu Nacional dos Coches. Paulo Mendes da Rocha. O livro junta como autores a crítica de arquitetura Ana Vaz Milheiro, o escritor Gonçalo M. Tavares e o arquiteto João Carmo Simões (autor do ensaio fotográfico sobre o edifício) e é dedicado à primeira grande obra na Europa – o Museu Nacional dos Coches, localizado em Lisboa – de um dos mais aclamados arquitetos contemporâneos, o brasileiro Paulo Mendes de Rocha, Prémio Pritzker 2006.

Está prevista a apresentação do livro também na FAUP, em data a anunciar em breve.

O próximo projeto da editora será dedicado ao novo Museu Nadir Afonso, em Chaves, da autoria do arquiteto Álvaro Siza.

Mais informações em www.monadebooks.com e www.facebook.com/monadebooks.