Ciclo de palestras decorre em paralelo com a exposição "Terra em Transformação - Evolução da Vida na Terra".

Sabia que a expansão do universo é cada vez mais rápida e pode estar associada a uma energia escura, constituinte dominante do Universo? E que os estromatólitos, primeiras formas de vida, ainda existem no nosso planeta? Ou que as plantas foram pioneiras na conquista dos continentes? E que a evolução dos dinossauros, muitos dos quais encontrados em Portugal, é uma das chaves para a compreensão da teoria da evolução de Darwin? Estas e outras “Histórias da Terra e da Vida” vão ser abordadas e discutidas  a partir de terça-feira, dia 19 de novembro, por cientistas das Universidades do Porto e de Lisboa, tendo como palco o edifício da Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira).

Inserido na Semana da Ciência e Tecnologia 2013 do Programa Ciência Viva, este ciclo de palestras abertas ao público enquadra-se na exposição “Terra em Transformação – Evolução da Vida na Terra”, patente até 20 de dezembro na “casa mãe” da U.Porto. Recorrendo a fósseis e fragmentos de rochas e meteoritos, esta exposição original propõe uma “aula” prática sobre a Terra, em que os visitantes são desafiados a reviver alguns dos acontecimentos geológicos que condicionaram a evolução da vida no nosso planeta.

A palestra inaugural tem como protagonistas Orfeu Bertolami e Nuno Santos, professores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que conduzirão a audiência em duas viagens rumo ao “Big Bang: a origem do Universo” e “À procura de outras terras”. O ciclo prossegue no sábado, dia 23 de novembro com um “Um olhar sobre a Terra” seguido de uma sessão sobre “Evolução da Vida: dos estromatólitos às trilobites”, a cargo de Frederico Sodré Borges e Helena Couto, professores da FCUP.

No dia 30 de novembro, é a vez de  João Pais e Octávio Mateus, docentes da Universidade Nova de Lisboa, abordarem a “Evolução das plantas ao longo da história da Terra” e “Evolução dos dinossauros e outros vertebrados”.

A última palestra está agendada para dia 12 de dezembro e vai juntar António Amorim (FCUP) e Pedro Cunha Ribeiro (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) em duas sessões sobre “A origem das espécies” e a “A origem do Homem do ponto de vista da Arqueologia”.

Todas as conferências serão moderadas por Eduardo Rego, a familiar voz de locução de muitos programas de divulgação cientifica, entre os quais se destacam o programa Vida Selvagem da SIC e o filme Home.

A entrada nas palestras é livre. O programa completo pode ser consultado aqui.