Os estudantes registaram peças de anatomia ou objetos do quotidiano. (Foto: DR)

A Galeria dos Leões, na Reitoria da Universidade do Porto, recebe até ao próximo dia 13 de março a exposição “Dis.se.car”, resultado de uma reflexão audiovisual sobre o conceito Dissecare, que junta a Licenciatura em Ciências da Comunicação e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Desenvolvido em resposta a um desafio lançado pela FMUP, em 2015, por ocasião da comemoração dos 190 anos do ensino médico no Porto, o projeto foi dinamizado no contexto das unidades curriculares de Design de Comunicação Multimédia e Tecnologia dos Média da Licenciatura em Ciências da Comunicação. Para o efeito, foi pedido a 102 estudantes do curso que realizassem trabalhos de vídeo e fotografia dedicados à técnica que é considerada a essência da Medicina.

Os estudantes exploraram o conceito de um modo transdisciplinar, quer registando peças de anatomia, quer dissecando objetos da área da engenharia, da flora, da alimentação, da luz, e de outros artefactos do quotidiano.

A organização da exposição coube a Cristina Ferreira Fonseca e a Emília Dias da Costa, professoras da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) e da LCC, e a Daniel Pereira, da FMUP. A orientação científica está a cargo de Maria Amélia Ferreira e de Dulce Madeira, ambas docentes da FMUP.

A exposição é inaugurada esta quarta-feira, pelas 18h00, e estará aberta ao público de 14 de fevereiro até 13 de março. No dia 20 de fevereiro, pelas 18h00, irá haver uma mesa redonda com professores de várias faculdades que irão “dissecar” um objeto da sua área científica, isto é, “separar por partes” para explicar por dentro.

A Galeria dos Leões está aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.

A entrada é livre.