Licenciada em Engenharia Agrónoma pela Faculdade de Ciências da U.Porto, Clara Gonçalves integrou o projeto do UPTEC desde a sua criação, em 2007. (Foto: DR)

Clara Gonçalves, diretora executiva do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi distinguida com o prémio Champion of the Year 2018, atribuído pela Business Innovation Network, uma rede de colaboração entre a Universidade do Porto, a Universidade de São Paulo (Brasil) e a University of Sheffield (Reino Unido).

A organização distinguiu Clara Gonçalves pelo trabalho desenvolvido no Parque desde a sua criação, pela capacidade de “com esforço contínuo, entusiasmo e paixão, transformar desafios em oportunidades e lutar todos os dias pelo sucesso de todos” e por considerar que as “adversidades são um presente para aprender, crescer e melhorar”. A rede Business Innovation Network reforça, ainda, o papel da diretora executiva como uma “parte importantíssima da força do passado, do presente e do futuro do UPTEC”.

“Esta é uma distinção que vem valorizar o trabalho de alguns anos. Para além de um reconhecimento pessoal é uma afirmação clara do papel do UPTEC na criação de empresas, no desenvolvimento de um ecossistema de conhecimento e na promoção de novas formas de pensar e inovar. Agradeço à organização pelo prémio e reconhecimento”, afirmou a diretora executiva do UPTEC.

Licenciada em Engenharia Agrónoma pela Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), Clara Gonçalves integrou o projeto do UPTEC em 2007.  Desde então, o “berço de inovação” da U.Porto já apoiou mais de 500 projetos empresariais, criou cerca de 2400 e graduou 64 empresas.

O prémio foi entregue no Jantar Oficial do BIN@Porto, evento que decorreu na cidade Invicta de 29 a 31 de outubro e teve como tema a Economia Circular. A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto recebeu os dois primeiros dias da edição de 2018 do Business Innovation Network, enquanto o UPTEC acolheu o dia de encerramento da iniciativa.