A distinção foi concedida durante a conferência STEPTalks 2019, que decorreu em Lisboa. (Foto:DR)

Clara Gonçalves, diretora executiva da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto foi galardoada com o prémio “Personalidade do ano na área da Inovação”. A distinção foi atribuída na “STEPTALKS 2019 Software Development & Information Security – Your Software Engineering Event”, conferência organizada pela Strongstep, em parceria com a FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Tecnalia e Ordem dos Engenheiros.

A atribuição desta distinção à diretora executiva da UPTEC é um reconhecimento do “contributo para o ecossistema da inovação Portuense e Português, ao longo dos últimos 12 anos à frente do berço de inovação da U.Porto. A Clara destacou-se pelo papel na atração de investimento de empresas tecnológicas no país e por ser uma peça-chave dos trabalhos desenvolvimentos para posicionar Portugal como um hub tecnológico”, refere a organização.

Licenciada em Engenharia Agrónoma pela Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e mestre em Inovação, Conhecimento e Tecnologia pela Universidade de Aveiro, Clara Gonçalves integrou o projeto da UPTEC em 2007, tendo ajudado o “berço de inovação” da U.Porto a apoiar mais de 500 projetos empresariais e a a atrair vários centros de inovação de empresas nacionais e internacionais. Anteriormente,coordenou projetos de I&D do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, foi gestora de marketing da Câmara da Agricultura do Norte e consultora de qualidade e gestão para a indústria em Portugal, África e América Latina.

Em novembro de 2018, foi distinguida com o prémio Champion of the Year 2018, atribuído pela Business Innovation Network.

A 3.ª edição da conferência STEPTALKS, dedicada à Engenharia de software, Indústria 4.0​, Proteção de Dados, Privacidade e Cybersegurança, decorreu no dia 30 de maio, na Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.