Universidade espanhola distinguiu o trabalho de mais de três décadas da investigadora portuense na condução e afirmação das Ciências da Nutrição. (Foto: DR)

Maria Daniel Vaz de Almeida, investigadora e diretora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), é a vencedora da décima edição do Prémio Internacional em Alimentação e Saúde , atribuído pela Universidade de Navarra (Espanha).

Entregue no passado dia 28 de maio, durante as comemorações do Dia Nacional da Nutrição em Espanha, o galardão distingue o trabalho de mais de três décadas da investigadora portuense na condução e afirmação das Ciências da Nutrição a nível nacional e internacional. Maria Daniel Vaz de Almeida junta-se assim ao lote restrito de investigadores e académicos de todo o mundo que viram reconhecidos pela Universidade de Navarra os seus contributos nos domínios da alimentação e a saúde.

Licenciada em Nutrição pela U.Porto e doutorada em Nutrição pelo King’s College of London , Maria Daniel Vaz de Almeida é Professora Catedrática, Docente e Investigadora da FCNAUP. Diretora da faculdade desde 1999, é ainda responsável por vários projetos de investigação internacionais e autora de inúmeros artigos científicos nas áreas da Nutrição e Saúde Pública, com especial enfoque, mais recentemente, no campo da alimentação/obesidade infantil.

Paralelamente ao percurso académico e científico, Maria Daniel Vaz de Almeida desempenha diversos cargos de responsabilidade em importantes organismos nacionais e internacionais no campo da Nutrição. Atual presidente da Sociedade Portuguesa de Nutrição e Ciências da Alimentação, foi membro da Comissão Instaladora da Ordem dos Nutricionistas e membro da World Public Health Nutrition Association. É, desde 2009, membro do Grupo Técnico de Apoio ao Tema “Alimentação, Agricultura e Pescas, Biotecnologia” (KBBE) do 7.º Programa Quadro de ID&T e do “Advisory Group on Risk Communication” da European Food Safety Autority (EFSA).

Esta não é a primeira vez que Maria Daniel Vaz de Almeida vê reconhecido o seu percurso em Espanha. Em 2010, já tinha sido galardoada com o Prémio Carreira atribuído pela Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC), a que se junta o galardão José Mataix, atribuído pela Academia Espanhola de Nutrição e Ciências da Alimentação.