Vitor Vasconcelos, diretor OCEANUS

Vítor Vasconcelos (à dir.) sucede a Augusto Barata da Rocha na liderança do OCEANUS. (Foto: CIIMAR)

Vitor Vasconcelos, Professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e Presidente da Direção do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto, tomou posse no passado dia 13 de novembro como diretor do OCEANUSCentro de Competências para a Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade do Porto.

Este Centro de Competências tem como objetivo promover a investigação científica, inovação, formação e disseminação das Ciências e Tecnologias do Mar, através da articulação e do desenvolvimento de sinergias entre os diferentes grupos de investigação e ensino na área do Mar das diferentes unidades orgânicas da U.Porto, e os seus centros de interface, como o CIIMAR, o INESC-TEC, e o INEGI.

OCEANUS pretende ainda estimular a valorização económica do conhecimento do mar, promovendo a transferência de tecnologia, a formação profissional e o desenvolvimento de ligações externas da U.Porto com os stakeholders e outras organizações nacionais ou internacionais.

Através de um acordo com a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), a sede do OCEANUS foi instalada no Molhe Norte do Porto de Leixões, compondo, em conjunto com a UPTEC-MAR e as futuras instalações da sede do CIIMAR no Novo Terminal de Cruzeiros de Leixões, o designado Polo do Mar da U.Porto. Espera-se que a proximidade destas modernas instalações entre si e ao Mar, bem como a tomada de funções da sua nova Direção, possam contribuir em definitivo para a atratividade e consolidação deste Cluster de excelência em torno da fileira do Mar.

A cerimónia de tomada de posse de Vítor Vasconcelos como diretor do OCEANUS teve lugar na sala da Biblioteca do Fundo Antigo do Edifício da Reitoria da U.Porto.