A eleição de Bruno Almeida teve lugar durante o o 20.º Congresso Anual da Rede Europeia de Serviços Desportivos Académicos. (Foto: CDUP-UP)

O Diretor do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP), Bruno Almeida, é o novo secretário-geral da Rede Europeia de Serviços Desportivos Académicos (ENAS), organismo que reúne os serviços desportivos de 125 instituições de Ensino Superior da Europa.

Membro do comité executivo do ENAS desde 2015, Bruno Almeida chega assim ao topo da organização com a qual vem colaborando ativamente desde 2004. “Este é para mim um reconhecimento ao trabalho que todas as universidades portuguesas têm vindo a desenvolver no desporto universitário e todas as equipas, não podendo deixar de salientar a minha equipa do CDUP-UP, que põe esta máquina a mexer todos os dias com entrega e dedicação”, diz.

Para esta eleição, Bruno Almeida contou ainda “com o apoio incondicional da Universidade do Porto, nomeadamente do reitor Sebastião Feyo de Azevedo e pró-reitor para a Inovação Pedagógica e Desporto, Fernando Remião, assim como de todas as instituições portuguesas que integram aquela associação europeia”.

Eleito para um mandato de dois anos (2017-2019), o diretor do CDUP-UP sucede no cargo ao inglês Mel Parker (Middlesex University London), que assume por sua vez a presidência da ENAS. Constituído por sete elementos, o novo Comité Executivo daquele organismo é ainda composto por Andrea Altmann (Friedrich Schiller Universitat Jena, vice-presidente) Henri Klooster (Wegeningen Universty & Research, tesoureiro) Javier Rial Boubeta (Universidade de Vigo, vogal), Ramune Zilinskene (Vilnius Uniersity, vogal) e Elisabetta Nones (University of Trento, vogal).

Bruno Almeida com os restantes membros do Comité Executivo da ENAS para o biénio 2017-2019. (Foto: DR)

A eleição de Bruno Almeida teve lugar durante o Congresso Anual da ENAS, que se realizou de 14 a 17 de novembro, em Trondheim, na Noruega. Tendo como tema as “Evidências do impacto do desporto universitário nas Universidades”, o evento contou com a participação de cerca de 160 representantes de serviços desportivos de diferentes universidades europeias. Em representação de Portugal estiveram as universidades do Porto, Minho, Nova de Lisboa, Trás-os-Montes e Alto Douro, Évora, Coimbra e Lisboa, e os institutos politécnicos do Porto e de Leiria.

Sobre Bruno Almeida

Natural de Angola, Bruno Almeida, 44 anos, é licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física e mestre em Gestão de Desporto pela Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física – atual Faculdade de Desporto – da Universidade do Porto. Desde sempre ligado ao desporto universitário, assumiu, em 2004, a liderança do Gabinete de Atividades Desportivas da U.Porto, organismo extinto em 2013 para dar lugar ao atual Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).