Novo Comité Executivo Executivo do European Networking Academic Sports Services. Bruno Almeida na primeira posição à esquerda.

Bruno Almeida (à esq.) é um dos sete membros do novo Comité Executivo Executivo do European Networking Academic Sports Services.

Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP), foi eleito no passado dia 13 de novembro, para membro do Comité Executivo da Rede Europeia de Serviços Desportivos Académicos (ENAS), organismo que reúne os serviços desportivos das Instituições de Ensino Superior europeias.

Membro ativo do ENAS desde 2004, o diretor do CDUP-UP será um dos sete elementos – provenientes de sete países (Holanda, Bélgica, Lituânia, Irlanda, Reino Unido, Espanha e Portugal) – do orgão máximo da associação. “Este não é um reconhecimento pessoal mas de um número enorme de pessoas que vive, respira e trabalha em prol do Desporto Universitário em Portugal”, diz.

Nesta eleição, Bruno Almeida contou com o apoio da U.Porto, nomeadamente do Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica e Desporto, Fernando Remião, mas também com o apoio “incondicional de todas as Instituições de Ensino Superior portuguesas que são membros desta Associação Europeia, o que por si só é um acréscimo de responsabilidade nas tarefas que desempenharei nos próximos 2 anos”, acrescenta.

Este ano, a 18ª Conferência Anual da ENAS decorreu de 10 a 13 de novembro em Berlim e contou com a participação de cerca 150 representantes de serviços desportivos de diferentes universidades europeias. Portugal esteve representado pela Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade de Évora e pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).