Luís Sambo é o atual Diretor Regional para África da Organização Mundial de Saúde (Foto: DR)

O Diretor Regional para África da Organização Mundial de Saúde, Luís Sambo, vai estar esta terça-feira, 7 de outubro, na Reitoria da Universidade do Porto para protagonizar uma conferência sobre a epidemia de Ébola que tem assolado a Costa Ocidental de África e que já chegou à Europa e aos Estados Unidos da América.

Marcada para as 9h00, a conferência integra-se na sessão de abertura do primeiro Programa Doutoral em Saúde Pública Global realizado em Portugal. Organizado conjuntamente pela Universidade do Porto e a Universidade Nova de Lisboa, este doutoramento internacional pretende melhorar as competências de investigação em saúde pública dos seus estudantes, desenvolver a sua compreensão da política e prática e deseja fazer uma contribuição original ao desenvolvimento do conhecimento.

Para além da presença de Luís Sambo, esta sessão de abertura contará também com a intervenção de Jorge Sampaio, antigo Presidente da República e atual presidente da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, que vem à U.Porto falar sobre a sua experiência na liderança deste projeto que desde 2013 tem conseguido colocar estudantes sírios a estudar em todo o Mundo.

O lançamento deste novo Programa Doutoral da U.Porto e da Universidade Nova contará ainda com a presidente da Associação Europeia de Escolas de Saúde Pública, Jacqueline Muller-Nordhorn, que falará sobre o panorama geral do ensino da Saúde Pública na Europa.

O reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, o reitor da Universidade Nova de Lisboa, António Rendas, e o Presidente do Instituto de Saúde Pública da U.Porto e diretor deste programa doutoral, Henrique Barros farão as intervenções iniciais da sessão.