Docente na FCNAUP desde 1997, Pedro Graça tomou posse como diretor da faculdade em dezembro passado. (Foto: DR)

Pedro Graça, professor associado e atual diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e ex-diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), foi distinguido no passado dia 5 de abril, com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde.

Licenciado em Ciências da Nutrição e doutorado em Nutrição Humana pela FCNAUP, Pedro Graça é docente na U.Porto desde 1997, sendo o regente das unidades curriculares de Política Nutricional e de Comunicação na Licenciatura em Ciências da Nutrição.

A par da atividade académica e científica, vem-se notabilizando no desempenho de funções de relevo em vários organismos e internacionais na área da Nutrição e da Saúde Pública.

A a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde foi entregue em Lisboa, durante as comemorações do Dia Nacional da Saúde 2019. (Foto: DR)

Membro do Conselho Científico da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e ponto focal português da OMS e Comissão Europeia na área da alimentação, é, desde 2010, o coordenador da Plataforma Nacional contra a Obesidade, da Direção Geral da Saúde (DGS). Em 2016, assumiu a direção do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, cargo que desempenhou até à sua eleição como diretor da FCNAUP.

A sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde 2019 decorreu na Estufa Fria, em Lisboa. Na mesma ocasião, foi entregue o Prémio Nacional de Saúde 2018 ao médico neurologista José Castro Lopes, antigo Professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), fundador e presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (AVC).