José Paiva, FBAUP

José Paiva é diretor da Faculdade de Belas Artes da U.Porto desde 2014. (Foto: DR)

José Paiva, Diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), esteve recentemente em Cabo Verde para participar no 4EI_EA (Encontro Internacional sobre Educação Artística), um evento bianual do qual a FBAUP é instituição parceira desde a primeira edição (2010). Na ocasião, foi homenageado pelo M_EIA, Instituto  de Arte Tecnologia e Cultura pelo trabalho que vem desenvolvendo na promoção da Educação Artística a nível nacional e internacional. nomeadamente naquele país africano.

Realizado entre os dias 14 e 18 de março, nas ilhas de Mindelo, Santo Antão e São Nicolau,  o 4EI_EA resultou de uma organização conjunta do i2ADS/FBAUP e do M_EIA, Instituto  de Arte tecnologia e Cultura. O encontro reuniu investigadores de Portugal, Cabo Verde, Brasil, Espanha e Inglaterra num debate alargado sobre as grandes problemáticas que se colocam atualmente à Educação Artística.

Para além Diretor da FBAUP,  que assumiu a coordenação de todo o Encontro e a direção de um tema em discussão, marcaram também presença outros dois membros integrados do i2ADS (Catarina Martins, Catarina Almeida), que integraram a comissão organizadora e a comissão científica, bem como um grupo de estudantes do doutoramento em Educação Artística.

O encerramento do Encontro contou com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

Sobre José Paiva

Professor na FBAUP desde 1995, José Paiva é Doutor em Pintura pela mesma instituição. Enquanto docente, acumulou diversas publicações de livros, artigos científicos, actas de encontros científicos, capítulos de livros e apresentações de comunicações, tendo ainda orientado  uma lista considerável de estudantes de pós-graduação.

Em paralelo com a carreira académica, José Paiva desenvolveu um percurso artístico de reconhecido mérito, contando com várias exposições em centros culturais dentro e fora de Portugal. Em dezembro de 2014, tomou posse como diretor da FBAUP para o mandato de 2014/2018, sucedendo no cargo a Francisco Laranjo.