A Reitoria da U.Porto volta a ser o ponto de encontro de figuras de relevo da vida pública portuguesa.

A receita repete-se e, desta vez, traz consigo nomes ilustres como Paulo Morais, Rui Moreira, Frei Fernando Ventura, D. Manuel Clemente e Victor Bento. O ciclo “Diálogos com a Ciência” está de volta à Universidade do Porto já a partir de 7 de março, com novas sessões de debate abertas à comunidade, sempre às quintas-feiras, pelas 21h30, no Edifício Histórico da Reitoria (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos).

Nesta 4.ª edição dos “Diálogos”, “O Eu e o Nós em Sociedade” será o tema genérico que inspirará a discussão de ideias entre várias personalidades de relevo da vida pública portuguesa. A intenção é, uma vez mais, promover o debate aberto à volta de  assuntos prementes da atualidade, a partir da reflexão desencadeada por especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

O arranque do ciclo (ver programa aqui) está então marcado para a próxima quinta-feira, 7 de março, com um “diálogo” improvável entre Paulo Morais (vice-presidente da associação Transparência e Integridade e antigo vice-presidente da Câmara Municipal do Porto) e o filósofo Paulo Borges (filósofo, ensaísta, presidente da União Budista Portuguesa e do PAN – Partido pelos Animais e pela Natureza). Seguem-se três “diálogos” que terão como protagonistas António Tavares (provedor da Santa Casa de Misericórdia do Porto) e Rui Moreira (presidente da Associação Comercial do Porto), a 21 de março; Frei Fernando Ventura e Maria Luísa Malato (escritora e professora da Faculdade de Letras da U.Porto), a 4 de abril; e Carlos Miguel Sousa (mentor e fundador do projeto ILC – Democracia Participativa), Paulo Romeira (presidente do movimento cívico Revolução Branca) e Víctor Dias (músico, diretor artístico do Festival de Música da Maia), a 18 de abril.

Os “Diálogos” encerram a 9 de maio com a participação do  Bispo do Porto, D. Manuel ClementeRodrigues do Carmo (ex-militar e conferencista em liderança, segurança e temas de política internacional) e o general José Garcia Leandro (presidente da AG do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, e administrador da Fundação Jorge Álvares). Nesta, como nas restantes sessões, a entrada é livre e não está sujeita a inscrição prévia.

Comissariados por Vicente Ferreira da Silva, os “Diálogos com a Ciência” enquadram-se na política de abertura da U.Porto à sociedade, com especial enfoque  nas áreas de intervenção por excelência da Universidade: ensino, ciência, cultura e inovação. Ao chamar ao debate personalidades externas à instituição (Adriano Moreira, Alexandre Quintanilha, António Barreto, D. José Policarpo, Valter Hugo Mãe foram alguns dos convidados das edições anteriores), mas também a população em geral, a U.Porto espera assim dinamizar uma relação sinérgica com a região, a cidade e os seus cidadãos.