Nos dias 29 e 30 de junho a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva comemoram o Dia do Asteroide, um movimento de alerta global que visa consciencializar a sociedade dos riscos associados ao impacto de asteroides, as medidas para a sua deteção e mitigação dos riscos.

Para a tarde do dia 29, sexta-feira, a FCUP reserva no anfiteatro FC3 -120 do Departamento de Física e Astronomia (DFA) uma série de conferências sobre asteroides conduzidas pelo Diretor do DFA Orfeu Bertolami, por Carmen Gonçalves do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais (CIERL) da Universidade da Madeira e por Teresa Seixas, docente do DFA.

Às 18h30 haverá uma visita guiada a uma exposição sobre meteoritos, pela docente do Departamento de Geologia, Ambiente e Ordenamento do Território (DGAOT), Helena Couto.

A fechar o evento na FCUP estará Marisa Monteiro, do Museu de História Natural e da Ciência (MHNC-UP), que irá fazer a leitura de excertos d’“O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry.

Já na tarde do dia 30 de junho as comemorações continuam no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, com atividades práticas e “Uma Conversa sobre Asteroides”, três apresentações simples e interativas, por Daniel Folha, Ilídio André Costa e Filipe Pires. No final das apresentações, os mais pequenos podem “bombardear” a equipa do Planetário com todas as questões que quiserem colocar.

As atividades do Planetário são dirigidas a crianças a partir dos 6 anos acompanhadas por um adulto e a inscrição é obrigatória.

Esta iniciativa é organizada pelo Departamento de Física e Astronomia da FCUP, pelo Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), e tem o apoio do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC) e do INESC TEC.

Pode consultar o programa completo aqui. A entrada é livre.