A Teoria das Espécies é um dos pontos de destaque na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva. (Foto: Egídio Santos)

Ponto de passagem obrigatório na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva desde julho passado, a figura de Charles Darwin vai ter direito a uma celebração especial no próximo dia 12 de fevereiro. Como forma de assinalar o “Dia de Darwin”, o novo espaço museológico da Universidade e da cidade do Porto convida miúdos e graúdos para um conjunto de atividades que cruzam a ciência com a arte e a biodiversidade, tendo como denominador comum a obra e a figura do pai da “Origem das Espécies”.

Na segunda-feira, véspera de Carnaval, entre pipocas e pintarolas, as famílias interessadas serão desafiadas a pensar sobre a importância da biodiversidade, numa visita guiada pela Galeria da Biodiversidade, onde não vai faltar o encontro com Charles Darwin. Esta atividade – “Um olhar sobre a Seleção Natural” – realiza-se entre as 11h00 e as 12h30.

Da parte da tarde, entre as 15h00 e as 16h30, os visitantes são convidados a lançar “Um olhar sobre a Seleção Sexual”. A partir da observação das aves do Jardim Botânico e de alguns módulos da maior arca fotográfica do mundo, a PhotoArk, crianças e adultos vão aprender mais sobre as diferenças entre machos e fêmeas, com recurso a jogos que simulam os processos naturais.

Uma das atividades envolve uma visita guiada à recém-inaugurada Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva.

Organizadas pelo Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto, em colaboração com o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF-UA), a Escola Superior de Educação do P.Porto e Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (APBE), as atividades são  abertas a famílias com crianças a partir dos 6 anos. A participação em cada atividade tem um custo de 2,50 euros por pessoa (adulto ou criança) e todos os menores devem estar acompanhados.

As inscrições são limitadas a 20 participantes/sessão e podem ser feitas através do e-mail [email protected].

Mais informações aqui.