Autor de várias obras, Miguel Tamen dirige atualmente a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. (Foto: DR)

O diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Miguel Tamen, será o orador convidado da sessão solene do Dia da FMUP 2019, uma iniciativa da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) que, no próximo dia 27 de fevereiro, vai comemorar os 194 anos do ensino médico no Porto.

Universidade como deve ser será o tema da alocução em que Miguel Tamen promete trazer à discussão o que a Universidade efetivamente é, mas também o que poderia ser. “Um dos passos fundamentais para a liberdade individual está hoje reduzido à fórmula do emprego garantido. A universidade está presa à empregabilidade. Neste círculo vicioso, olhamos para a licenciatura como meio para atingir um fim cada vez mais especializado”, sustenta o professor universitário, apontando uma das várias questões sobre as quais promete debruçar-se.

Miguel Tamen estudou na Universidade de Lisboa e na University of Minnesota. Foi, entre 2000 e 2014, professor visitante na University of Chicago, e ainda senior fellow no Stanford Humanities Center (2003/4) e no National Humanities Center (2010/11). Os seus interesses incluem filosofia e literatura. Escreveu sete livros, entre os quais Friends of Interpretable Objects (2001) e What Art Is Like, In Constant Reference to the Alice Books (2012). Atualmente, é diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Com início marcado para as 15h00, na Aula Magna da FMUP, a Sessão Solene contará ainda com as intervenções de Altamiro da Costa Pereira (diretor da FMUP), António Oliveira e Silva (presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de São João), Sónia Magalhães (representante do pessoal técnico), Nuno de Barros Ferreira (presidente da Associação de Estudantes da FMUP), bem como do Reitor da U.Porto, António Sousa Pereira. As alocuções serão intervaladas por apontamentos dos grupos culturais da instituição.