A equipa de rugby 7 feminino venceu a medalha de bronze nos EUSA Games 2014.

A equipa de rugby 7 feminino venceu a medalha de bronze nos EUSA Games 2014.

A Universidade do Porto lidera o TOP 5 do ranking de universidades com maior participação nas provas europeias de desporto universitário realizadas em 2014. Na ranking revelado recentemente pela Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) a U.Porto surge no primeiro lugar, à frente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (2º lugar), da compatriota Universidade do Minho (3º lugar), da Universidade de Zagreb (4º lugar) e da Universidade de Lausanne (5º lugar).

“Esta participação internacional foi uma aposta da Universidade”, revela Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), organismo responsável pela organização das representações universitárias. Recorde-se que a Universidade participou com sete equipas e 80 atletas nos EUSA Games 2014, que se realizaram entre 23 de julho e 9 de Agosto, em Roterdão (Holanda), tendo obtido uma medalha de prata (por André Pereira, estudante da Faculdade de Medicina, no Remo) e uma de prata (pela equipa de Rugby 7 feminino.

“Além da participação dos nossos atletas, é de louvar os excelentes resultados obtidos”, sublinha Bruno Almeida, para quem “a Universidade do Porto destaca-se na Europa nas mais diversas áreas científicas e, como podemos confirmar agora, o desporto é também uma das nossas maiores valências e um dos nossos destaques a nível internacional”.

Bruno Almeida destaca ainda “os excelentes estudantes atletas que se esforçam diariamente para manter e conciliar o seu percurso desportivo e académico, para os quais continuamos a tentar encontrar soluções para os apoiar”.

Recorde-se que a U.Porto lidera, há quatro anos consecutivos, o ranking nacional do desporto universitário promovido pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

Em paralelo aos resultados desportivos, a Universidade começa também a ser reconhecida pelo acolhimento de grandes eventos desportivos, sendo neste momento considerada uma referência internacional a nível organizativo graças às organizações do 4º Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens em 2010, do 9º Europeu Universitário de Voleibol de Praia em 2013, do 7º Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia em 2014. A U.Porto foi também a instituição escolhida para organizar o 7º Campeonato Mundial Universitário de Floorball (2016) e o 12.º Campeonato Europeu Universitário de Futebol (2017).