Projeto premiado visa melhorar a qualidade do ensino na Universidade, através da avaliação voluntária entre pares.

O “De Par em Par na U.Porto”, projeto de observação de aulas entre pares em curso na Universidade do Porto desde 2010, integra a lista de cinco Projetos Inovadores no Domínio Educativo promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG),com o objetivo distinguir e apoiar iniciativas de instituições do Ensino Superior que visem a modernização do funcionamento e a melhoria do ensino e aprendizagem neste nível educativo.

Este apoio, que pode ir até um valor máximo de 60 mil euros e resulta de uma avaliação rigorosa que teve em conta a qualidade dos projetos e dos professores e investigadores que os integram, surge como o reconhecimento do esforço que a U.Porto tem feito no sentido da  melhoria das suas práticas pedagógicas. Desde o seu lançamento,  o “De Par em Par na U.Porto” tem-se afirmado como um programa de observações de aulas aceite pela comunidade académica académica, com resultados visíveis ao nível da consciência pedagógica e da unidade da Universidade.

A ideia do programa é simples: de forma totalmente voluntária, os docentes da Universidade do Porto, agrupados em duetos, disponibilizam-se a observar uma aula numa outra unidade orgânica e a ter uma aula sua observada pelo colega dessa unidade. Tudo com o objetivo de melhorar da qualidade do ensino e da aprendizagem na Universidade.

Promovidas pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem (LEA) das faculdades de Engenharia (FEUP) e de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) da U.Porto, as sessões de observação de aulas entre pares começaram a realizar-se no segundo semestre do ano letivo de 2008/09, combinando pares de docentes da FEUP e da FPCEUP. Já em 2010/11, a iniciativa deu origem ao projeto “De Par em Par na U.Porto”, que conta, desde então, com o apoio da Reitoria e de vários conselhos pedagógicos, tendo-se afirmado como um programa com resultados visíveis ao nível da consciência pedagógica e da unidade da Universidade.

Recorde-se que os resultados resultados relativos ao 1.º semestre de 2012/2013 do programa  foram apresentados no passado dia 21 de fevereiro, no complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) / Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP).