D. Manuel Clemente e António Barreto

D. Manuel Clemente e António Barreto serão os oradores do debate “Religião e Portugal”.

“Religião e Portugal” é o tema do debate que irá reunir o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e o sociólogo António Barreto em mais uma sessão do projeto “Palavras do Tempo”, uma parceria da Universidade do Porto, do Centro Nacional de Cultura e da Universidade Católica.

A decorrer às 21h15 do dia 18 de dezembro, no Auditório Manoel de Oliveira do Teatro Municipal Rivoli, este debate reunirá dois dos mais relevantes pensadores contemporâneos portugueses numa sessão com entrada livre e gratuita, mas sujeita a levantamento prévio de bilhete (dois por pessoa), até ao limite da lotação da sala.

O projeto “Palavras no Tempo” tem a sua génese na obra “Educação, Ciência e Religião”, da autoria de Alfredo Dinis, professor da Universidade Católica Portuguesa, e João Paiva, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e tem por objetivo colocar em debate temas que tenham presente a religião e a cultura, perspetivados por colocações diferentes no eixo “crença/não crença”.

Para isso, têm sido dinamizadas várias conferências/debates, focadas regionalmente, com o apoio das respetivas câmaras municipais, das universidades, das escolas e de outras instituições de cada região, focados em temas como “Educação, Ciência e Religião”, “Razões de (des)crença”,“Workshops sobre cultura científica e religião”, “Religião e Política”, “Religião e Economia”, “Religião e Literatura”, “Religião e os Astros”, “Religião e Neurociências”.

Para esta sessão no Teatro Municipal Rivoli, há ainda a possibilidade de reservas para grupos através do endereço de email [email protected].