Sistema de certificação pretende facilitar a mobilidade académica e profissional de estudantes e profissionais de engenharia.

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acaba de ver concluído o processo de atribuição da marca europeia de qualidade EUR-ACE® aos nove cursos de mestrado integrado (em Engenharia Mecânica, Química, Civil, Bioengenharia, Engenharia do Ambiente, Eletrotécnica e de Computadores, Industrial e Gestão, Informática e Computação, Metalúrgica e de Materiais) e ao mestrado em Engenharia de Minas e Geo-ambiente. Desta forma, a FEUP é a primeira Escola de Engenharia de Portugal que apresenta todos os seus cursos qualificados com a marca EUR-ACE®.

O sistema de avaliação EUR-ACE® é propriedade da associação europeia European Network for Accreditation of Engineering Education (ENAEE), baseando-se num conjunto de requisitos que distinguem os cursos de Engenharia de alta qualidade na Europa e no estrangeiro. Para além dos requisitos educacionais, este sistema incorpora ainda as opiniões e perspetivas das principais partes interessadas no processo (estudantes, empregadores, instituições de ensino e associações de profissionais ou agências de avaliação). Em Portugal, a entidade emissora deste selo de qualidade europeu às instituições académicas é a Ordem dos Engenheiros, devidamente credenciada pela ENAEE.

Reconhecido internacionalmente, este sistema pretende facilitar a mobilidade académica e profissional de estudantes e profissionais de engenharia. Entre os principais benefícios estão: a garantia de que o curso com o selo de qualidade EUR-ACE® cumpre com os padrões europeus e internacionais e é reconhecido pelos empregadores na Europa; a simplificação da candidatura a outros programas de mestrado ou doutoramento também com a mesma marca; a garantia de que o curso cumpre com os requisitos educacionais para o acesso ao registo junto das associações que regulam a profissão (em Portugal, a Ordem dos Engenheiros); a simplificação da obtenção do cartão de profissional de engenharia “ENGINEERing CARD” e do título de profissional de engenharia Europeu “EUR ING Title“, promovidos pela European Federation of National Engineering Associations (FEANI).

A atribuição do selo de qualidade aos nove cursos de mestrado integrado e do mestrado em Engenharia de Minas e Geo-ambiente pelo sistema europeu EUR-ACE® coloca a FEUP num patamar inédito ao nível do ensino superior em Portugal, dando uma maior dimensão europeia aos diplomas da FEUP, o que deverá potenciar uma maior aceitação de engenheiros da FEUP por toda a Europa.

No âmbito do processo de avaliação, a faculdade acolheu em novembro de 2012 a primeira conferência internacional “EUR-ACE® – The European Quality Label for Engineering Degree Programmes – Experiences and Perspectives”, promovida pela ENAEE, em colaboração com a FEUP e a Ordem dos Engenheiros. Durante dois dias, especialistas europeus discutiram e partilharam experiências na atribuição do selo de qualidade aos cursos de engenharia europeus e perspetivaram o seu desenvolvimento futuro para garantia da formação superior na área de engenharia em toda a Europa.