Dos 26 programas da FEP e da Porto Business School destacados no Eduniversal Best Masters Ranking 2019, 24 mantêm ou sobem de posição. (Foto: Egidio Santos/Porto Business School)

A Universidade do Porto coloca 26 mestrados e pós-graduações – repartidos pela Faculdade de Economia (FEP) e pela Porto Business School – no Eduniversal Best Masters Ranking 2019, cotando-se assim como a escola portuguesa com mais cursos destacados na lista que agrupa, anualmente, os melhores programas de formação do mundo nas áreas da economia e da gestão.

A edição deste ano do ranking Best Masters avaliou mais de 5000 programas de formação ministrados em todo mundo, em 50 áreas de estudo. O nível de empregabilidade, o salário, a notoriedade do programa e o nível de satisfação dos alunos foram alguns dos critérios considerados..

À semelhança do ano passado, a FEP volta a ter 11 mestrados destacados neste ranking, nove dos quais registaram uma subida de posição em relação à edição anterior. A maior subida é protagonizada pelo mestrado em Finanças, que ascende seis posições (29.ª para 23.ª) entre os melhores da Europa Ocidental na categoria Corporate Finance. Também no âmbito da Europa Ocidental, o mestrado em Economia e Gestão Internacional (33.ª) e o mestrado em Marketing (22.ª) sobem cinco e quatro posições nas categorias de International Management e Marketing, respetivamente.

Entre os cursos avaliados a nível mundial, o mestrado em Gestão Comercial da FEP é o que obtém a melhor posição (9.ª, mais uma do que em 2018) na categoria de Retail Sales management & Business Development. Seguem-se o mestrado em Economia e Gestão do Ambiente (18.º, -3 em Sustainable Development and Environmental Management) e o mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde (28.º lugar, +1 em Health Economics / Public Health).

Todos os restantes cursos da FEP mantêm ou sobem de posição nos rankings da Europa Ocidental. São eles o mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (8.º, = em em Data Analytics) o mestrado em Economia e Gestão de Recursos Humanos (13.º. +1 em Human Resources Management), o mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão (20.º, +2 em Accounting) e o mestrado em Economia (26.º, + 1 em Economics) e o mestrado em Economia e Gestão da Inovação (30.º, +2 em Innovation and Project Management).

Sete anos na liderança

Em relação à Porto Business School, apresenta 15 cursos destacados e sobe igualmente em todas as principais categorias face a 2018. Ao nível da Europa Ocidental, destaque para os dois MBAs – o The Magellan MBA e o MBA Executivo – que ocupam, respetivamente, os 23º (+2 lugares) e 46º (+1) e para os programas de pós-graduação em Gestão de Operações, que ocupa a 3.ª posição (+1), Gestão de Projetos e Gestão de Turismo que ocupam o 8.º (=) e 9.º (+1) lugares, respetivamente e a Pós-Graduação em Comunicação Empresarial, considerada a 10.ª melhor da Europa Ocidental. Destaque também para a pós-graduação em Digital Business, que registou uma subida de 14 lugares, ocupando a 17.ª posição, nesta categoria, na Europa Ocidental.

A nível mundial, a escola de negócios da U.Porto alcançou também resultados positivos, com a Pós-Graduação em Análise Financeira a registar a maior subida (10 lugares) e a ocupar agora a 57.ª posição. Já as pós-graduações em Gestão de Compras e Abastecimento, Turismo e Hotelaria, Business Intelligence and Analytics e Finanças e Fiscalidade ocupam as posições cimeiras nas respetivas categorias, a nível mundial, conquistando os 7.º, 9.º, 12.º e 15.º lugares, respetivamente

Presente pelo sétimo ano consecutivo no raking da Eduniversal, a Porto Business School regista ainda nova entrada na tabela dos melhores programas –  a pós-graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde, que entra diretamente para a 41ª. posição da categoria de Health Management, a nível mundial.

Para Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School, estes resultados, que a Escola recebe com a maior satisfação, são “a prova da melhoria contínua da oferta formativa da Porto Business School, nas mais diversas vertentes, e do impacto que os programas da Escola têm nos seus alunos e nas empresas que os recrutam, posteriormente.

Na comparação com as outras universidades portuguesas, a U.Porto é que contribui com mais cursos (26) para o Eduniversal Best Masters Ranking 2019, à frente da Universidade Nova de Lisboa (25). Em conjunto, as duas escolas contribuem com mais de metade dos cursos nacionais (101) destacados no ranking.

Os resultados globais do Eduniversal Best Masters Ranking 2019 estão disponíveis aqui.