Curso ensina dicas e receitas para seguir uma alimentação saudável e baseada na dieta mediterrânica. (Foto: GoogleImages)

Ensinar a comer de forma saudável e equilibrada sem gastar muito dinheiro foi o objetivo do último MOOC (Massive Online Open Course) lançado na plataforma digital MiríadaX, pela Universidade do Porto. Com duas edições – uma em julho e, a mais recente, que terminou em novembro – o curso online “Coma melhor, poupe mais” superou as expectativas, com mais de 4000 pessoas inscritas, oriundas de mais de 35 países, nomeadamente Brasil e Espanha.

Ao longo de quatro semanas, os participantes de cada curso tiveram a oportunidade de aprender, de forma rápida e simples, a partir de uma formação online, de que forma podem ter uma alimentação mais saudável. Numa altura em que a população está cada vez mais consciente para a importância de seguir os conselhos dos nutricionistas, pretendeu-se com este curso exclusivamente online e gratuito fomentar o modelo learrning across life, onde cada participante definia o seu ritmo de aprendizagem.

Na segunda edição do curso, os participantes tiveram oportunidade de conhecer a nova roda alimentação mediterrânica, que promove o consumo diário de hortaliças, frutos e leguminosas, bem como de alimentos fornecedores de amido. Como conservar os alimentos? O que comprar e em que época? Como confecionar sem eliminar as propriedades nutricionais? Estas e outras questões foram respondidas pelo Chef Hernâni Emida, que partilhou algumas das principais receitas para comer de forma saudável e saborosa.

Desenvolvido por um grupo de professores da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP) e pela Unidade de Tecnologias Educativas da UPdigital, o MOOC “Coma melhor, poupe mais” vem reforçar as potencialidades do ensino massivo e global, que, através de conteúdos audiovisuais, permite que os participantes aprendam, ao mesmo tempo que fazem a própria gestão do tempo e horários.

O curso tem por base o livro “Alimentação Inteligente: coma melhor, poupe mais”, da autoria de Maria João Gregório, Maria Cristina Teixeira Santos, Sara Ferreira e Pedro Graça e cujas instituições promotoras foram a Direção-Geral da Saúde e a Edenred. No final, os 47,10% de participantes que concluíram o curso receberam um diploma emitido pela Universidade do Porto.