O prémio foi entregue a 22 de janeiro. em Madrid. (Foto: DR)

Massive Open Online Course (MOOC) da Universidade do Porto em “Competência digital docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras”, implementado pela primeira vez em 2018 pela Faculdade de Letras (FLUP), com o apoio da Unidade de Tecnologias Educativas da U.Porto, conquistou uma menção honrosa (“Reconocimiento”) no âmbito dos Prémios “Innovación Educativa en MOOCS 2018”, iniciativa que distingue os melhores projetos desenvolvidos por universidades e outras instituições iberoamericanas no domínio da inovação pedagógica.

Estes galardões são promovidos pela MiríadaX – Telefónica Educación Digital,  a maior  plataforma de MOOCs no espaço iberoamericano, em colaboração com a SEGIB (Secretaría General Iberoamericana), e visam contribuir para impulsionar a transformação digital no ensino superior no espaço iberoamericano. A edição deste ano premiou oito projetos (entre 89 candidatos), tendo a U.Porto sido a única instituição portuguesa distinguida.

Dinamizado por Maria de Fátima Outeirinho e Tamara Aller Carrera, docentes da FLUP e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, respetivamente, o MOOC premiado destina-se sobretudo aos docentes – atuais e futuros – de línguas estrangeiras que pretendem inovar a sua prática pedagógica através da aplicação de novas tecnologias digitais. Procura-se deste modo estimular a literacia digital e promover práticas de inovação pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira.

primeira edição do MOOC arrancou em junho de 2018 e contou com a participação – gratuita – de 971 pessoas. Ao longo das sete semanas do curso (correspondentes a 42 horas de trabalho online), os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos, competências, atitudes e estratégias necessárias para se tornarem profissionais mais proficientes no mundo digital.

A cerimónia de entrega dos Prémios “Innovación Educativa en MOOCS 2018” teve lugar no dia 22 de janeiro, no Auditório do Centro de Inovação da Telefónica Educación Digital, em Madrid.