Encontram-se abertas as inscrições para o curso “Introdução à Filosofia com Crianças – Pensar a brincar”, que vai decorrer de 9 a 13 de abril, entre as 19h00 e as 21h00, na Reitoria da Universidade do Porto.

O curso tem por base o projeto FILÓSOFOS A BRINCAR, implementado desde 2007 em diversas instituições de ensino e que se inspira nas propostas pedagógicas de Mathew Lipman, Oscar Brenifier, Thomas Wartenberg, Peter Worley e Tim Kenyon.

As aulas estarão a cargo de Tomás Magalhães Carneiro, fundador do Clube Filosófico do Porto e formador de Pensamento Crítico e Filosofia com Crianças.

A Filosofia com Crianças, praticada de forma regular e continuada melhora as competências verbais e argumentativas das crianças, ensina-as a ouvir com atenção os seus amigos, a explicar com cuidado e clareza as suas ideias, a aceitar críticas e a saber criticar com respeito as ideias dos outros.

No final do curso os participantes deverão conhecer os princípios basilares da disciplina de Filosofia com Crianças (teoria), assim como ser capazes de dar os primeiros passos na preparação e desenvolvimento de uma sessão de diálogo filosófico com os seus alunos (prática). Também terão à sua disposição várias dezenas de exercícios (jogos, histórias, desafios, dilemas, etc.) para aplicação em aula com os seus alunos.

A participação tem um custo de 120 euros por criança, sendo que a inscrição deve ser feita através do email [email protected].

A estrutura completa do curso e informações adicionais podem ser consultadas aqui.