O Conselho Geral é o orgão da U.Porto ao qual compete eleger o Reitor da Universidade e aprovar as linhas gerais de orientação da instituição.

Depois de quase quatro meses de processo eleitoral, vão ter lugar no próximo dia 6 de junho as eleições para a escolha dos 12 representantes dos professores e investigadores e do representante do pessoal não docente e não investigador no Conselho Geral da Universidade do Porto.

Iniciado a 18 de março, o processo eleitoral culminou com a apresentação de quatro listas candidatas para os representantes dos professores e investigadores e de uma lista para o pessoal não docente e não investigador. Os programas de cada uma delas podem ser consultados  na página preparada para o efeito no sítio da U.Porto, espaço que permite também aceder a um conjunto de entrevistas realizadas pela TVU aos representantes das várias listas.

Na página referida acima, estão também disponíveis para consulta – na opção Documentos e após autenticação – todos os documentos mais pertinentes para o  processo eleitoral (regulamento do Conselho Geral, regulamento eleitoral, mesas de voto, etc). Ali está também colocada toda a informação relevante para conhecimento do processo eleitoral.

O Conselho Geral é um órgão de governo da U.Porto constituído por 23 membros: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro dos estudantes e um do pessoal não docente da Universidade, a que se juntam seis personalidades externas à U.Porto. Entre as suas competências estão, por exemplo, a eleição do reitor da Universidade, bem como a aprovação –  sob proposta do Reitor – das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

Por tudo isto, apela-se ao forte envolvimento neste processo eleitoral de todos os membros da Universidade, a fim de que o ato eleitoral seja amplamente participado.

Para mais informações, contactar a Comissão Eleitoral dos professores e investigadores da U. Porto ([email protected]) e/ou a Comissão Eleitoral do pessoal não docente e não investigador da Universidade do Porto ([email protected]).

Candidatos em debate na Reitoria

De forma a esclarecer toda a comunidade académica sobre o que está em causa neste processo eleitoral, a Universidade Porto promove, no próximo dia 4 de junho, o único debate com os representantes das cinco listas candidatas (quatro de docentes e investigadores e uma de não docentes e não investigadores).  Após uma apresentação das ideias de cada lista, a discussão estende-se ao público presente e à comunidade online, que poderá colocar questões a partir de um endereço criado para o efeito ([email protected]).

O debate será moderado pelo jornalista Júlio Magalhães e vai decorrer entre as 16h00 e as 18h30, no Salã​o Nobre da Reitoria (Praça Gomes Teixeira). A sessão é aberta ao público e vai ser transmitida, em direto – via streaming – no Portal TVU, gravada e disponibilizada no próprio dia.​