Conselho Geral da U.Porto 2013

Conselho Geral aprovou por unanimidade a atribuição de voto de louvor a Sobrinho Simões.

O Conselho Geral da Universidade do Porto, na sua reunião de 11 de dezembro, aprovou por unanimidade dos seus 23 membros a atribuição de um voto de louvor ao professor e investigador Manuel Sobrinho Simões pela sua recente distinção internacional na revista britânica «The Patologist».

No texto de aprovação do voto de louvor, o Conselho Geral “congratulou-se pela eleição interpares de Sobrinho Simões como o patologista mais influente do mundo, o que contribui para o prestígio da Universidade do Porto”.

Relembramos que a eleição de Manuel Sobrinho Simões como «o patologista mais influente do mundo» resultou de um inquérito realizado pela «The Patologist» junto de patologistas de todos os continentes.

Sobrinho Simões foi eleito por ter «contribuído, mais do que qualquer outra pessoa, para a visibilidade da patologia na Europa». Foram ainda destacadas pelos inquiridos as suas contribuições para o diagnóstico clínico de cancro da tiroide e o seu empenhamento e disponibilidade para formar jovens patologistas de todo o mundo.

Da lista de 100 especialistas elaborada pela «The Patologist» consta ainda um outro nome português, também ligado à Universidade do Porto e com um percurso semelhante ao de Sobrinho Simões. Trata-se de Fátima Carneiro, patologista da FMUP e do Hospital de S. João e investigadora no IPATIMUP.