EugéniaAguiar-Branco

Eugénia Aguiar-Branco.

Cinco anos após o início do seu mandato com a entrada em vigor do regime fundacional na Universidade do Porto, o respetivo Conselho de Curadores altera a sua composição.

Os três membros que cumpriram por completo o mandato de cinco anos – Paulo Azevedo, Carlos Tavares e Maria Amélia Cupertino de Miranda – são substituídos por outras três personalidades de relevo na vida nacional.

FerreiraOliveira

Manuel Ferreira de Oliveira.

No âmbito das suas competências, ouvido o Reitor, o Conselho Geral da Universidade do Porto convidou Eugénia Aguiar Branco, licenciada em História pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) e Diretora-Geral da Fundação Eng. António de Almeida; Manuel Ferreira de Oliveira, licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), antigo professor catedrático da FEUP e antigo CEO da Galp Energia; Miguel Cadilhe, licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) e antigo ministro das Finanças,  para integrarem o Conselho de Curadores.

MiguelCadilhe

Miguel Cadilhe.

Os novos curadores, já nomeados pelo Governo, juntam-se a Odete Patrício, Diretora-Geral da Fundação de Serralves, e a José Manuel Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da FREZIGEST, que ainda não cumpriram cinco anos de mandato por terem iniciado funções já após a instituição do Conselho de Curadores.

O Conselho de Curadores é um órgão exclusivo às universidades constituídas como fundações públicas com regime de direito privado. A este órgão compete aprovar os Estatutos da Universidade, homologar as deliberações do Conselho Geral relativas à designação e destituição do Reitor, ou nomear e destituir o Conselho de Gestão. Cabe-lhe ainda propor ou autorizar a aquisição ou alienação de património imobiliário da instituição, e, ainda, homologar as deliberações do Conselho Geral sobre questões estratégicas.