reitoria3

“Pensar o Futuro” é o lema deste primeiro Congresso da Universidade do Porto.

É já na próxima quarta-feira, 26 de outubro, que tem início o primeiro Congresso da Universidade do Porto. A decorrer em vários espaços da U.Porto até sexta-feira, dia 28, o congresso que tem por propósito pensar o futuro da Universidade vai reunir dezenas de especialistas nacionais e internacionais em questões do Ensino Superior.

Stefan Collini, da Universidade de Cambridge, W. Graham Richards, da Universidade de Oxford, Jo Ritzen, da Universidade de Maastricht e ex-ministro da Educação, Cultura e Ciência da Holanda ou Eduardo Marçal Grilo, presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro e antigo ministro da Educação, são alguns dos oradores convidados deste evento. O encerramento e as conclusões do congresso estarão a cargo do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, e do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.

“Universidade no Século XXI” é o tema central da sessão inaugural do congresso, que ter lugar no Auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP, a partir das 14 horas do dia 26 de outubro, tendo como oradores convidados Stefan Collini e Fernando Lopes Silva, Professores Eméritos das universidades de Cambridge e Amsterdão, respetivamente.

O segundo dia do Congresso da U.Porto, que irá decorrer no Auditório Ferreira da Silva da FCUP, tem início às 9h15 com um painel dedicado à “Educação e Investigação no Mundo em Mudança”. Os oradores convidados da sessão – Lee Sing Kong, Ellen Hazelkorn e Gerald e Cornelia Blast – irão partilhar metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem em todas as áreas científicas.

Analisar e compreender a “Terceira Missão das Universidades” é o desafio que se coloca na sessão da tarde deste mesmo dia 27 de outubro. Com uma alargada experiência em investigação, W. Graham Richards, professor da Universidade de Oxford, é o responsável pela primeira sessão deste painel, que lança para discussão o impacto financeiro da comercialização da investigação académica. Os portugueses Nuno Ferrand (U.Porto) e Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra) completam o quadro de oradores convidados desta sessão.

EUA_ManuelHeitor

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participará no encerramento do primeiro Congresso da U.Porto.

“O Governo das Universidades” é o tema da sessão que encerra o Congresso da U.Porto. A decorrer a partir das 9h30, no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria, a sessão contará com Jo Ritzen e Eduardo Marçal Grilo como oradores convidados. Logo de seguida, o ministro Manuel Heitor encerrará o Congresso com uma intervenção intitulada “Debater a Universidade do Porto no contexto dos desafios e oportunidades para a ciência, a tecnologia e o ensino superior em Portugal”, cabendo depois ao Reitor da U.Porto fazer o sumário das principais conclusões do Congresso.

participação no Congresso “U.Porto 2016 – Pensar o Futuro” é gratuita para toda a comunidade académica, mas sujeira a inscrição prévia.

Informações mais detalhadas sobre o programa e os oradores estão disponíveis em http://congresso2016.up.pt/.