Conferências internacionais de Geometria da FBAUP percorrem a cidade

Além de três conferências, programa do encontro internacional da FBAUP inclui a exposição “Scaffolding Drawings”, aberta ao público no Museu da Faculdade de Belas Artes.

De 7 a 9 de maio, a cidade do Porto vai acolher docentes e investigadores de algumas das mais importantes escolas de Arte e Design da Europa, que irão participar num encontro internacional de Geometria organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Durante aqueles dias, três dos peritos internacionais que participam no encontro Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties vão realizar outras tantas conferências abertas a todo o público, em diferentes locais da cidade.

O ciclo de conferências irá arrancar às 18h30 do dia 7 de maio (segunda-feira), no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, com a conferência “Mirrors & Perspective”, da autoria de Lino Cabezas, professor de Desenho da Facultad de Bellas Artes de Barcelona.

Um dia depois, 8 de maio, será a vez do Auditório da Escola Artística Soares dos Reis receber, também às 18h30, Navarro de Zuvillaga, Professor Honorário da Universidad Complutense de Madrid, que irá proferir a conferência “Towards simplicity in teaching”.

O trio de conferências ficará completo às 18h30 de quarta-feira, 9 de maio, com a prelação de Martin Kemp, Professor Emérito de História de Arte no Trinity College da Universidade de Oxford e Fellow da Academia Britânica, que tem por título “Regular and Irregular Geometries in Science and Art from Leonard to now”. A conferência terá lugar no Auditório Principal da FBAUP e, tal como as restantes, terá entrada livre.

O encontro Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties é uma reunião internacional sobre pedagogia e didática da Geometria e Perspectiva orientada para o Desenho, contando com a participação de docentes universitários de toda a Europa.

Trata-se de um fórum de pares que tem por objetivo de permitir o conhecimento mútuo e discutir o que está a ser realizado em todo o continente europeu na pedagogia e na investigação científica desta área de estudo.

A abertura do encontro, agendada para as 10h30 de 7 de maio, será marcada pela inauguração da exposição “Scaffolding Drawings”, dedicada à didática da Geometria, desde os modelos para Artes de Théodore Olivier (século XIX) até ao ensino contemporâneo de Desenho. A exposição estará aberta ao público no Museu da FBAUP durante os três dias do encontro.