Orquestra de Tangos da AAOUP celebra 80.º aniversário com concerto aberto à comunidade

No dia 21 de outubro, sábado, a Orquestra de Tangos da Associação de Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto (AAOUP) vai realizar um concerto comemorativo dos seus 80 anos de existência.

A decorrer na na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, a partir das 21 horas, este espetáculo celebra a estreia da Orquestra Universitária de Tangos no sarau de 13 de abril de 1937 no Teatro Rivoli para comemoração do centenário da Academia Politécnica e da Escola Médico-Cirúrgica do Porto.

Antes do concerto será apresentado o novo disco da Orquestra de Tangos da AAOUP que revisita o seu percurso de 80 anos de temas emblemáticos. A noite terminará com um símbolo maior da academia portuense, o célebre tango “Amores de Estudante”, composto pelo Eng.º Paulo Pombo e pelo médico Prof. Aureliano da Fonseca.

Recorde-se que a própria Associação de Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto celebra este ano o seu 50.º aniversário, efeméride assinalada com a exposição “1967-2017 Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto: Exposição Histórica”, patente ao público até 28 de outubro de 2017 no edifício da Reitoria da U.Porto.

O Concerto Comemorativo dos 80 Anos da Orquestra de Tangos é gratuito, mediante requisição prévia de convite através do email aaoup@aaoup.up.pt (lugares limitados à lotação da sala).

• Jorge Guimarães

É com enorme orgulho e alegria que vou participar neste concerto, sendo o “tanguero” mais antigo no activo (desde 1953) e atual ensaiador (desde 2007). Quero daqui saudar os Fundadores da Orquestra e todos aqueles que nela atuaram ao longo dos anos e que ajudaram a trazê-la até aqui. Que o Concerto seja do agrado do público presente e que o “CD – 80 Anos” que certamente irão adquirir, seja uma recordação para todos aqueles que quer como executantes quer como seguidores, viveram esta já longa vida, daquela que é “A Orquestra de Tangos Mais Antiga do Mundo”.
    ;Jorge Guimarães