As lagartixas-dos-muros apresentam uma grande variação de cores em ambos os sexos, que incluem o branco, o amarelo e o laranja e as combinações de branco e laranja e amarelo e laranja.

Um artigo publicado pela revista científica Evolution, resultante de uma investigação internacional, na qual participaram Guillem Pérez i de Lanuza e Miguel Carretero, ambos investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), sugere que existe uma relação entre a intensidade da competição e da seleção sexual, como também da diversidade morfológica em machos de lagartixas-dos muros.

Os resultados obtidos, após análise de mais de uma centena de populações de lagartixas-dos-muros (podarcis muralis) provenientes dos Pirenéus, revelaram uma variação flagrante tanto ao nível do rácio sexual como das proporções dos diferentes padrões de cor. Estes resultados permitiram também aos investigadores identificar uma relação entre a intensidade da competição intrasexual entre machos e os seus diferentes padrões de cor. Esta espécie apresenta uma grande variação de cores em ambos os sexos, que incluem o branco, o amarelo e o laranja e as combinações de branco e laranja e amarelo e laranja.

Guillem Pérez i de Lanuza refere que este estudo “sugere que a competição intrasexual pode contribuir para a diversidade de cor nas lagartixas-dos-muros, o que poderá indicar a existência de táticas de acasalamento alternativas, num processo evolutivo mais complexo do que conhecemos até agora. No entanto, ainda fica por esclarecer quais as causas das diferenças entre machos e fêmeas que podem eventualmente ser explicadas por diversos outros fatores.”

Ainda que os processos de evolução inerentes à existência dos diferentes padrões de cor estejam ainda por esclarecer na totalidade, os novos dados demonstrados no estudo revelam grande potencial. Este modelo invulgar na dinâmica da morfologia desta espécie poderá fundamentar novas hipóteses e fornecer mais peças para a resolução deste puzzle dentro da biologia evolutiva.