Os finalistas nacionais representarão Portugal na final europeia, na Estónia

Os finalistas nacionais representarão Portugal na final europeia, na Estónia

Uma micro habitação de cortiça, ecológica e transportável, uma comunidade de pontos de recarga eléctrica para automóveis e uma plataforma para o controlo de sistemas de irrigação, que utiliza modelos de cálculo com base de alterações meteorológicas. Estas são apenas 3 das 9 ideias de negócio que serão apresentadas na final nacional do ClimateLaunchpad, a maior competição do mundo na área da inovação cleantech, que decorre no próximo dia 7 de Setembro, pelas 15h00, no Auditório do Edifício Central do UPTEC.

Criada em 2014, a competição europeia proporciona o ecossistema ideal para a transformação de ideias sustentáveis em negócios globais. Este ano, o programa arrancou em Portugal, através do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, em parceria com a SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação.

A final nacional dará a conhecer também uma tecnologia que ajuda os operadores das turbinas eólicas a maximizar o desempenho das mesmas; um novo modelo para a indústria alimentar, que encurta a cadeia de abastecimento de produto, ligando facilmente agricultores e retalhistas; um skate de três rodas, produzido com materiais reciclados, recicláveis e biodegradáveis; uma plataforma de gestão de explorações hidropónicas, que apoia a redução dos recursos naturais utilizados; uma app que diminui o problema do estacionamento nas cidades; e uma plataforma que permite monitorizar os recursos de retalhistas ou indústrias, maximizando o desempenho, eficiência energética e qualidade. Mais informações sobre os concorrentes portugueses aqui.

Os três vencedores da competição nacional representarão Portugal na final europeia, que se realizará em Tallin, Estónia, de 7 a 8 de Outubro. O grande vencedor da competição europeia receberá um prémio no valor de 10 mil euros. O Top 10 terá acesso directo à Climate-KIC Accelerator.

As inscrições no evento são gratuitas e podem ser realizadas em www.last2ticket.com/pt/events/9/climatelaunchpad-final-nacional.