“Bioética, Consumo e Políticas Alimentares” é o tema da edição 2017 das Jornadas da Comissão de Ética da Universidade do Porto.

“Bioética, Consumo e Políticas Alimentares” é o tema da edição 2017 das Jornadas da Comissão de Ética da Universidade do Porto, que terá como oradora convidada Maria do Céu Patrão Neves, Professora Catedrática de Ética da Universidade dos Açores e consultora do Presidente da República para a Ética da Vida.

As jornadas irão este ano realizar-se a 8 de novembro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, a partir das 15 horas. Será precisamente a Maria do Céu Patrão Neves que caberá a conferência inaugural do evento, com o título “Sustentabilidade ecológica e Saúde pública: abordagem (bio)ética da alimentação humana”.

Do programa das jornadas faz ainda parte o debate “O direito à alimentação adequada – políticas de alimentação/nutrição: excesso ou falta de regulamentação?”, que contará com as intervenções de Pedro Graça, Professor Associado da FCNAUP, Maria da Graça Campos, Professora Auxiliar com Agregação da FFUC, e Luísa Neto, Professora Associada da FDUP.

Ao docente da FCNAUP e Diretor do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável caberá representar o ponto de vista da Saúde Pública, enquanto a professora da Universidade de Coimbra e Coordenadora do Observatório de Interações Planta-Medicamento irá dar o ponto de vista do consumidor e a docente da FDUP apresentará o ponto de vista jurídico do tema em debate. Um debate que se alargará depois a toda a toda a plateia presente no Salão Nobre da Reitoria.

A participação nas Jornadas da Comissão de Ética da Universidade do Porto está aberta para toda a comunidade académica. Os interessados só necessitam de se inscrever previamente aqui se desejarem obter um certificado de presença.

Recorde-se que a Comissão de Ética é um órgão colegial, multidisciplinar e independente, criado pelo Senado da Universidade do Porto, dedicado à observância e promoção de padrões éticos em todas as atividades académicas (docência, investigação e atividades de extensão, incluindo prestação de serviços à comunidade e divulgação da ciência) das diversas unidades da U.Porto e na conduta dos seus membros (docentes, funcionários ou alunos).

Atualmente presidida por Manuel Pestana Vasconcelos, professor catedrático da FMUP, a Comissão de Ética é constituída por 20 membros da comunidade académica, que se distribuem por quatro subcomissões especializadas: Artes, Ciências da Vida, Ciências Exatas e Tecnologias e Ciências Sociais e Humanas.