Comemorações do centenário da Avenida dos Aliados encerram no dia 31 de janeiro de 2017.

Exatamente um ano após ter iniciado um ciclo de iniciativas sobre o centenário da Avenida dos Aliados do Porto, a Fundação Instituto Arquiteto José Marques da Silva (FIMS) vai encerrar as comemorações com o lançamento de uma exposição virtual sobre a história da construção da Avenida dos Aliados e do edifício dos Paços do Concelho.

Será às 18h00 do dia 31 de janeiro, na Sala do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto, que a FIMS vai apresentar publicamente a plataforma digital que permitirá ao público conhecer mais pormenorizadamente a história da construção da principal boulevard da cidade do Porto.

A exposição digital, que estará disponível a todo o público, reúne a principal documentação sobre os vários planos e projetos que precederam a construção da Avenida dos Aliados, sendo possível verificar as diferenças entre os diferentes projetos colocados à discussão e o resultado final da avenida e seus edifícios constitutivos.

Pormenor do projeto de embelezamento da cidade do Porto para servir de edificação dos novos Paços do Concelho, da autoria de Carlos de Pezerat, 1889. (Imagem: CMP) [clicar para ver imagem aumentada]

Foi precisamente a 1 de fevereiro de 1916 que o então Presidente da República Bernardino Machado assistiu à remoção da “primeira pedra” do palacete barroco da Praça da Liberdade (à altura designada por Praça de D. Pedro ) que passara a acolher a Câmara em 1819. Este ato simbólico, realizado ao som da Portuguesa, entre girândolas de foguetes e vivas à jovem República e ao Presidente, marcou o início das demolições e expropriações necessárias para abrir a “Cidade Nova” e consolidar aquele que se afirma até hoje como o coração e centro cívico da Invicta.

Para assinalar esta data fundamental na paisagem da cidade do Porto, a Fundação Marques da Silva lançou a 1 de fevereiro de 2016 um ciclo de eventos comemorativos do centenário da Avenida dos Aliados, que termina agora com o lançamento desta exposição virtual.