Comemorações do centenário dos Aliados encerram com exposição virtual

Comemorações do centenário da Avenida dos Aliados encerram no dia 31 de janeiro de 2017.

Exatamente um ano após ter iniciado um ciclo de iniciativas sobre o centenário da Avenida dos Aliados do Porto, a Fundação Instituto Arquiteto José Marques da Silva (FIMS) vai encerrar as comemorações com o lançamento de uma exposição virtual sobre a história da construção da Avenida dos Aliados e do edifício dos Paços do Concelho.

Será às 18h00 do dia 31 de janeiro, na Sala do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto, que a FIMS vai apresentar publicamente a plataforma digital que permitirá ao público conhecer mais pormenorizadamente a história da construção da principal boulevard da cidade do Porto.

A exposição digital, que estará disponível a todo o público, reúne a principal documentação sobre os vários planos e projetos que precederam a construção da Avenida dos Aliados, sendo possível verificar as diferenças entre os diferentes projetos colocados à discussão e o resultado final da avenida e seus edifícios constitutivos.

Pormenor do projeto de embelezamento da cidade do Porto para servir de edificação dos novos Paços do Concelho, da autoria de Carlos de Pezerat, 1889. (Imagem: CMP) [clicar para ver imagem aumentada]

Foi precisamente a 1 de fevereiro de 1916 que o então Presidente da República Bernardino Machado assistiu à remoção da “primeira pedra” do palacete barroco da Praça da Liberdade (à altura designada por Praça de D. Pedro ) que passara a acolher a Câmara em 1819. Este ato simbólico, realizado ao som da Portuguesa, entre girândolas de foguetes e vivas à jovem República e ao Presidente, marcou o início das demolições e expropriações necessárias para abrir a “Cidade Nova” e consolidar aquele que se afirma até hoje como o coração e centro cívico da Invicta.

Para assinalar esta data fundamental na paisagem da cidade do Porto, a Fundação Marques da Silva lançou a 1 de fevereiro de 2016 um ciclo de eventos comemorativos do centenário da Avenida dos Aliados, que termina agora com o lançamento desta exposição virtual.