A “Universidade Júnior” permite que alunos do 5.º ao 11.º ano de escolaridade experimentem a vida universitária.

Já estão disponíveis as inscrições para a grande maioria das atividades da nova edição da “Universidade Júnior”. Pelo 14.º ano consecutivo, a Universidade do Porto vai aproveitar os meses de verão para abrir as portas das suas salas de aula e laboratórios a mais de 6.000 alunos do ensino básico e secundário.

Durante todo o mês de julho e na primeira semana de setembro, os alunos que frequentam entre o 5.º e o 11.º ano de escolaridade vão poder frequentar perto de 200 atividades diferentes especialmente pensadas para promover o gosto pelo conhecimento em múltiplas áreas e contribuir para a escolha de um futuro percurso profissional.

Aquele que é o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário dá aos jovens dos diferentes escalões etários a oportunidade de experimentar durante uma semana das suas férias de verão diferentes áreas do conhecimento desde a Medicina ao Desporto, passando ainda pelas Artes, as Ciências, Humanidades e outras tantas mais.

Os alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade têm à sua disposição o Experimenta no Verão, um programa onde os mais jovens participantes da “Universidade Júnior” podem experimentar durante toda a semana atividades em quatro diferentes áreas científicas, através de pequenos “cursos” diários.

Para os alunos do 7.º e 8.º anos estão destinadas as Oficinas de Verão, que passam pela mesma estratégia de experimentação em áreas diferentes, mas através de pequenos projetos de trabalho. No entanto, para aqueles que nesta faixa etária tiverem uma área de interesse já selecionada, poderão ainda optar pelas oito Oficinas Temáticas, todas elas dedicadas a um único tema específico.

Durante o mês de julho, as salas de aula e laboratórios da Universidade do Porto ficam à disposição de alunos do ensino básico e secundário.

Já os alunos que frequentam o 9.º, 10.º ou 11.º anos de escolaridade, são desafiados, através do Verão em Projeto, a participar num verdadeiro projeto científico na área de estudo que mais interesse lhes desperta, com perto de 90 projetos diferentes à sua escolha.

O programa geral da “Universidade Júnior” fica apenas completo com a Escola de Línguas, destinadas a todos os alunos do 5.º ao 11.º ano, um programa de duas semanas dedicado ao ensino de seis línguas estrangeiras diferentes: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Japonês (9.º ao 11.º ano), Línguas Clássicas –  Latim e Grego.

A faixa etária mais elevada tem ainda à sua disposição seis escolas temáticas de introdução à investigação que se realizam em julho e setembro e são acessíveis apenas por candidatura:  “À descoberta das engenharias” (destinadas a alunos do 10.º ao 12.º e a decorrer durante todo o mês de julho), a Escola do Mar (para maiores de 14 anos e a realizar-se por três turnos entre 19 e 27 de julho), a Escola de Química e Bioquímica (para alunos do 10.º e 11.º, a decorrer de 2 a 6 de julho), a Escola das Ciências da Vida e da Saúde (10.º e 11.º, de 3 a 8 de setembro), a Escola de Verão de Matemática (10.º ao 12.º, de 3 a 7 de setembro) e a Escola de Verão de Física (10.º ao 12.º, de 2 a 7 de setembro). A participação nestes programas está dependente dos bons resultados escolares do aluno, embora os critérios de seleção variem de programa para programa.

A inscrição em todos os programas da “Universidade Júnior” (com a exceção da Escola do Mar) tem um custo de 80 euros por semana, cobrindo este valor todo o material pedagógico, os transportes (no caso de saídas de campo ou visitas de estudo), um seguro escolar, o almoço nas cantinas da U.Porto e um lanche volante.

Perto de 200 atividades de diferentes áreas de conhecimento e para diferentes faixas etárias levam os participantes da “Universidade Júnior” a vários locais da U.Porto e da própria cidade do Porto.

Para os alunos residentes em locais mais distantes da cidade do Porto, a “Universidade Júnior” tem ainda disponível um programa de alojamento que permite a estes participantes pernoitar durante toda a semana na Invicta. Os “juniores” ficam alojados nas camaratas militares do Regimento de Transmissões, sendo permanentemente acompanhados por uma empresa especializada que garante a supervisão e ocupação dos tempos livres.

O programa de alojamento tem um custo acrescido à inscrição de 105 euros por semana, que inclui todas as refeições e atividades de lazer realizadas após o programa diário da “Universidade Júnior”.

Graças às parcerias que a Universidade do Porto estabeleceu com diversas Câmaras Municipais de todo o país, várias autarquias oferecem aos seus jovens munícipes diferentes tipos de apoio para participarem na “Universidade Júnior”, desde custear a inscrição, o alojamento ou ambos até garantir gratuitamente o transporte diário dos jovens entre o Porto e o seu concelho de residência. Consulte a página da “Universidade Júnior” todos os apoios disponibilizados pelas câmaras municipais.