U.Porto despede-se de mais de 1200 estudantes que vão realizar um período de mobilidade fora de Portugal. (Foto: Egidio Santos/ U.Porto)

São 1202 os estudantes da Universidade do Porto que, no ano letivo 2018/2019, partem para 43 países de quatro continentes para um período de estudos em universidades estrangeiras. Sob o mote “Começa a aventura”, o ponto de partida está agendado para a próxima quarta-feira, dia 11 de julho, com as sessões de registo e um almoço-convívio, na Praça dos Leões, frente à Reitoria da Universidade do Porto.

Itália (224), Espanha (168), Polónia (100), Brasil (92) e Alemanha (84) completam o “top 5” da lista de países escolhidos pelos estudantes da U.Porto. Taiwan, China, Coreia do Sul, Islândia, Finlândia e Chile são outros dos destinos escolhidos pelos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de estudos.

Numa altura em que os dados não estão totalmente fechados, a U.Porto volta a ultrapassar os 1200 estudantes selecionados para estudar em universidades de todo o mundo. Graças aos programas e às parcerias bilaterais de mobilidade internacional – como Erasmus+ (Estudos e Estágio), Santander, Freemovers, SMILE, ou International Credit Mobility – os estudantes selecionados terão oportunidade de participar numa experiência durante um semestre ou o ano letivo completo em universidades parceiras da U.Porto.

No sentido oposto, os dados evidenciam o contínuo crescimento da U.Porto. Só no último ano letivo, a U.Porto acolheu mais de 4400 estudantes internacionais, entre aqueles que estão a realizar o curso completo e os que escolhem a Universidade para um período de mobilidade.