Catarina Maia obteve a certificação profissional oficial na área de transferência de tecnologia

Catarina Maia obteve a certificação profissional oficial na área de transferência de tecnologia.

Catarina Maia, responsável do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) e investigadora do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC, tornou-se recentemente a segunda portuguesa a obter a certificação de Registered Technology Transfer Professional (RTTP, ou profissional oficial na área de transferência de tecnologia) pela Alliance of Technology Transfer Professionals (ATTP).

O estatuto de RTTP reconhece o trabalho, conhecimento e experiência de profissionais de transferência de tecnologia. Esta certificação surgiu na sequência de uma candidatura da investigadora do INESC TEC, avaliada por um painel diversificado de três a seis profissionais seniores na área, membros das associações fundadoras da ATTP com experiência na avaliação de candidaturas de todo o mundo.

Catarina Maia junta-se assim a um grupo de profissionais de Transferência de Tecnologia, que conta já com cerca de 400 profissionais certificados, e que inclui Clara Amaro, do Instituto Politécnico de Tomar, até agora a única portuguesa a integrar esta lista. Outros profissionais incluem Lita Nelsen do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Tony Hickson da Imperial Innovations (Imperial College London), ou Tara Branstad da Carnegie Mellon University (CMU) (lista completa aqui).

Além de colaboradora do INESC TEC, Catarina Maia é professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), assistente convidada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e docente na Porto Business School.

A ATTP é uma organização internacional que conta com membros de nove associações de profissionais de transferência de tecnologia – Association of European Science and Technology Transfer Professionals (ASTP-Proton), Association of University Technology Managers (AUTM), Knowledge Commercialisation Australasia (KCA) e PraxisUnico (associações fundadoras) e, mais recentemente, Swedish Network for Innovation and Technology Transfer Support (SNITTS), Southern Africa Research and Innovation Management Association (SARIMA), TechnologieAllianz, University Network for Innovation and Technology Transfer (UNITT) e Üniversite Sanayi İşbirliği Merkezleri Platformu (ÜSİMP).